n. 63 - A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO – MS

Autores

  • Larissa Wayhs Trein Montiel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí-MS.
  • Patrícia da Silva Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí-MS.
  • Roseli Maria Rosa de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí-MS.

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83104

Palavras-chave:

Legislação, Formação Docente, Direito à Educação, Educação Infantil.

Resumo

A primeira etapa da educação básica, a educação infantil, ao longo da história passou por períodos de transformações. Estas alterações tiveram impactos para a formação dos profissionais que trabalham com crianças de 0 a 5 anos no Brasil. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)- Campus de Naviraí, em 2020. A temática aborda o processo de profissionalização docente em um município do sul do estado de MS, Mundo Novo, que faz fronteira com o Paraguai. O trabalho foi desenvolvido em dois centros de educação infantil e objetivou analisar o direito à educação de crianças dos berçários e maternais, com profissionais que atuam com essa faixa etária. A metodologia da pesquisa se deu por meio da análise de documentos como o Plano Municipal de Educação de Mundo Novo (PMEMN), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394 de 1996 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI de 2010, além de entrevistas semiestruturadas com as profissionais que atuam nas instituições com e sem formação. O trabalho evidenciou que a exigência de uma formação mínima necessária para os profissionais que atuam nos berçários e maternais é uma questão latente ainda atualmente, o que gera conflitos entre as monitoras, atendentes e professoras das instituições de educação infantil.

Biografia do Autor

Larissa Wayhs Trein Montiel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí-MS.

Larissa Wayhs Trein Montiel, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2007, Mestrado em Educação na linha de História da Educação, Memória e Sociedade, na Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2010, Doutora em Educação na linha de História Memória e Sociedade na Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2019. Atualmente é professora do quadro efetivo da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Naviraí, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa e Tecnologia Educacional - GEPPETE- sendo a Líder da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação Docente. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas na Educação Infantil e Ensino Fundamental

 

Patrícia da Silva Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí-MS.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí-MS(2020).

Roseli Maria Rosa de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí-MS.

É licenciada em Pedagogia (1993), Pós-Graduada em Educação Infantil (2003), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e Doutora em Educação pela UEM- Universidade Estadual de Maringá (2018). Estuda principalmente os seguintes temas: História das práticas de leitura; Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade (educação básica); Bibliotecas escolares (Leitura e Leitores); Letramento em meios populares; Literatura e infância. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Naviraí-MS e coordenadora da Linha de pesquisa 'Leitura, escrita e literatura' do Grupo GEPPETE.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Montiel, L. W. T., Carvalho, P. da S., & Almeida, R. M. R. de. (2021). n. 63 - A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO – MS. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.83104

Edição

Seção

Dossiê: A Educação Básica na América Latina