n. 34 - PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CARACTERIZAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DOS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80168

Palavras-chave:

Pesquisa na Pós-graduação. Metapesquisa. Aspectos teórico-metodológicos.

Resumo

  • A presente pesquisa pode ser caracterizada como metapesquisa, considerada Pesquisa sobre pesquisas (MAINARDES, 2018b). A metapesquisa visa a analisar os fundamentos teóricos e metodológicos empregados em uma determinada amostra de textos. A amostra consiste nas 56 dissertações da Linha 1 - Políticas Educacionais, História e Organização da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-oeste (PPGE/UNICENTRO). Este artigo tem por objetivo categorizar os aspectos teórico-metodológicos das 56 dissertações da Linha 1 a partir dos conceitos da metapesquisa em política educacional (MAINARDES, 2017, 2018a, 2018b). O trabalho consiste numa tentativa de empregar e aperfeiçoar conceitos da proposta da metapesquisa em política educacional. Portanto, trata-se de uma amostra com limitações. As categorias de análise constituem-se em: (1) tipo de pesquisa; (2) abordagem; (3) instrumento de pesquisa; (4) sujeitos da pesquisa; (5) abrangência e (6) lócus da pesquisa. O resultado dessa classificação foi de acordo com o enunciado dos próprios pesquisadores em suas pesquisas; logo, a análise fundamentou-se no conceito da explicitação das categorias elencadas. Entretanto, aponta-se que a explicitação dos pressupostos teóricos e metodológicos utilizados não assegura que eles foram operados pelo pesquisador no conteúdo do texto. Afirma-se a necessidade de estudos voltados à verificação dos trabalhos já formulados, tanto em programas de Pós-graduação quanto em cursos de Graduação. Assim, possibilitará formular um diagnóstico da formação oferecida ao pesquisador, em relação ao emprego dos aspectos teóricos e metodológicos.

Biografia do Autor

Luciane Chimel, UNICENTRO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação – PPGE, da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Participante do grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão em Educação –Campus- Irati/ UNICENTRO/PR. E-mail: lchimel@ymail.com 

Michelle Fernandes Lima, UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR). Líder do grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão em Educação E-mail: mfernandeslima@yahoo.com.br

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Publicado

2021-08-02

Como Citar

Chimel, L., & Lima, M. F. (2021). n. 34 - PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CARACTERIZAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DOS FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80168

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Artigos