n. 52 - EVASÃO DO PROEJA: O CASO DO IFMT – CAMPUS CUIABÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80942

Palavras-chave:

PROEJA, Evasão, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo analisa a evasão do PROEJA no período de sua oferta no IFMT–Campus Cuiabá (2007 a 2014). A metodologia combina estatística descritiva e entrevistas semiestruturada realizadas com gestores, docentes e discentes evadidos. Principais achados: 1) os dados quantitativos coletados na instituição apontam uma evasão de 77% com menor acesso e permanência das mulheres, ademais, o maior abandono geral ocorre até o terceiro semestre; 2) as entrevistas semiestruturadas revelam uma evasão ocasionada por fatores de trabalho/emprego, questões pessoais e desnivelamento dos discentes, insuficiente capacitação e descompromisso de alguns docentes, despreparo e estrutura inadequada da instituição, executores do programa desconhecem a base legal, estágios com baixa remuneração, duas greves.

Biografia do Autor

José Vinicius da Costa Filho, Instituto Federal de Mato Grosso

Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), cursando Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2018). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP). Tem experiência na área de Direito, Ciência Política e Gestão Pública.

José Vinicius da Costa, Instituto Federal de Mato Grosso

Atualmente é Engenheiro Civil e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Tem experiência na área de Engenharia Civil e Gestão Pública. Possui Mestrado Profissional em Políticas Públicas pela UFPE (2016), Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (1995) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983).

Lyssa Gonçalves-Costa

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Presidente da Associação de Professores de Inglês do Estado de Mato Grosso (APLIEMT), gestão 2016-2018. Tem experiência em ensino de Língua Inglesa como Segunda Língua, organização e aplicação de exames internacionais, organização de eventos educacionais e revisão de textos acadêmicos.

Ângela Santana de Oliveira, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e Doutora em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em processos cosntrutivos, Na pesquisa atua nas linhas: Conforto Ambiental, Clima urbano, habitação de interesse social, desempenho térmico e eficiência energética de HIS , clima urbano, tecnologia, materiais e processo construtivos e sustentabilidade ambiental.

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Publicado

2021-11-02

Como Citar

Costa Filho, J. V. da, Costa, J. V. da, Gonçalves-Costa, L., & Oliveira, Ângela S. de. (2021). n. 52 - EVASÃO DO PROEJA: O CASO DO IFMT – CAMPUS CUIABÁ. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80942

Edição

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Artigos