n. 38 - A ORGANIZAÇÃO E AÇÃO DO MOVIMENTO EMPRESARIAL TODOS PELA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Lucia Hugo Uczak Universidade Feevale
  • Liane Maria Bernardi UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79504

Palavras-chave:

Todos Pela Educação, Pandemia, Políticas educacionais, Financiamento

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas discussões sobre como o movimento empresarial Todos pela Educação – TPE - tem se articulado, no ano de 2020, enquanto movimento de classe e sua ação junto à organização de políticas educacionais nesse período de pandemia. O presente estudo explora evidências dessa ação a partir das Notas Técnicas sobre ensino a distância na educação básica e retorno às aulas presenciais frente à pandemia da COVID-19 divulgadas pelo movimento. Aborda, nesse sentido, sua ação na elaboração da política de financiamento do novo Fundo de Manutenção da Educação Básica - Fundeb, a partir do documento Educação Já, destacando sua atuação junto ao Congresso Nacional. Fontes bibliográficas e de pesquisa documental evidenciam que o movimento empresarial Todos pela Educação, representante do setor privado mercantil, logo após a suspensão das aulas presenciais, rapidamente se reorganizou e chamou para si a liderança e a coordenação das políticas educacionais, buscando construir, na opinião pública, o consenso da garantia dos direitos de aprendizagem e, ao mesmo tempo, ampliando a ação do mercado na educação pública brasileira, tanto na proposição quanto na implantação de políticas direcionadas ao avanço da Educação a Distância e no financiamento da educação

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Publicado

2021-08-26

Como Citar

Uczak, L. H., & Bernardi, L. M. (2021). n. 38 - A ORGANIZAÇÃO E AÇÃO DO MOVIMENTO EMPRESARIAL TODOS PELA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79504

Edição

Seção

Dossiê A relação publico-privada da educação na América Latina: apontamentos de uma pesquisa