n. 11 - PROPOSTA DE UM MODELO LÓGICO NA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CONTA PRA MIM
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.77511Palavras-chave:
Modelo lógico, Programa Conta pra Mim, Teoria do Programa, Avaliação, Avaliação de Políticas PúblicasResumo
O Programa Conta pra Mim faz parte da Política Nacional de Alfabetização e tem por finalidade a superação da situação de vulnerabilidade social através da alfabetização. Ele se apoia em evidências da literacia familiar como facilitadora da aprendizagem e da alfabetização de crianças a partir da interação entre pais e filhos durante a leitura dialogada. Pelo seu caráter recente, pouco se sabe sobre o Programa Conta pra Mim e como ele alcançará as camadas menos favorecidas da população brasileira. Diante dessa lacuna no conhecimento, o objetivo do artigo foi fazer uma avaliação do Programa e oferecer um modelo lógico que possa auxiliar práticos na sua gestão e desenvolvimento. Por meio de uma análise documental, os resultados encontrados sugerem que a configuração atual do Programa Conta pra Mim atende mais aos contextos de vida das classes mais escolarizadas da população, já habituadas à leitura. O Programa parece não contemplar a complexa realidade das famílias menos favorecidas, intelectual e economicamente, justamente o público-alvo que mais necessita de intervenções sociais.
Referências
AMARANTE, L.; MOREIRA, J. A. S. Políticas curriculares para alfabetização: questões e dilemas a partir da BNCC. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, n. 42, p. 1–23, 2019.
BAIRRAL, M. A. C.; SILVA, A. H. C.; ALVES, F. J. S. Transparência no setor público: uma análise dos relatórios de gestão anuais de entidades públicas federais no ano de 2010. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 3, p. 643–675, 2015.
CASSIOLATO, M.; GUERESI, S. Como elaborar modelo lógico: roteiro para formular programas e organizar avaliação. Nota Técnica. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea. Brasília: Ipea, 2010.
CASTRO, J. A. Evolução e desigualdade na educação brasileira. Educação & Sociedade, v. 30, n. 108, p. 673–697, 2009.
CHEN, H.-T. Practical program evaluation: assessing and improving planning, implementation, and effectiveness. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2004.
EBENSO, B. et al. Dealing with context in logic model development: reflections from a realist evaluation of a community health worker programme in Nigeria. Evaluation and Program Planning, v. 73, p. 97–110, 2019.
FERRARO, A. R. A trajetória das taxas de alfabetização no Brasil nas décadas de 1990 e 2000. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117, p. 989–1013, 2011.
FERRARO, A. R. Diagnósticos da escolarização básica: um confronto de perspectivas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, n. 99, p. 316–346, 2018.
FUNNELL, S. C.; ROGERS, P. J. Purposeful program theory: effective use of theories of change and logic models. San Francisco: John Wiley & Sons, 2011.
GERVAIS, C. et al. The Father Friendly Initiative within families: using a logic model to develop program theory for a father support program. Evaluation and Program Planning, v. 52, p. 133–141, 2015.
HANSEN, M. B.; VEDUNG, E. Theory-based stakeholder evaluation. American Journal of Evaluation, v. 31, n. 3, p. 295–313, 2010.
HARTING, J.; VAN ASSEMA, P. Exploring the conceptualization of program theories in dutch community programs: a multiple case study. Health Promotion International, v. 26, n. 1, p. 23–36, 2011.
HAWKINS, A. J. et al. Best practices in family life education program evaluation. Family Relations, v. 69, n. 3, p. 479–496, 2020.
JICK, T. D. Vision is 10%, implementation the rest. Business Strategy Review, v. 12, n. 4, p. 36–38, 2001.
JOHNSON, V. A. et al. Improving the impact and implementation of disaster education: programs for children through theory-based evaluation. Risk Analysis, v. 36, n. 11, p. 2120–2135, 2016.
JULIAN, D. A. The utilization of the logic model as a system level planning and evaluation device. Evaluation and Program Planning, v. 20, n. 3, p. 251–257, 1997.
KNEALE, D.; THOMAS, J.; HARRIS, K. Developing and optimising the use of logic models in systematic reviews: exploring practice and good practice in the use of programme theory in reviews. PLoS ONE, v. 10, n. 11, p. 1–26, 2015.
MARK, M. M. Credible and actionable evidence: a framework, overview, and suggestions for future practice and research. In: DONALDSON, S. I.; CHRISTIE, C. A.; MARK, M. M. (org.). Credible and actionable evidence: the foundation for rigorous and influential evaluations. 2. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2015.
MARKLESS, S.; STREATFIELD, D. How can you tell if it’s working? Recent developments in impact evaluation and their implications for information literacy practice. Journal of Information Literacy, v. 11, n. 1, p. 106–119, 2017.
MCLAUGHLIN, J. A.; JORDAN, G. B. Logic models: a tool for telling your program’s performance story. Evaluation and Program Planning, v. 22, n. 1, p. 65–72, 1999.
MERTENS, D. M. The inclusive view of evaluation: visions for the new millennium. In: DONALDSON, S. I.; SCRIVEN, M. (org.). Evaluating social programs and problems: visions for the new millennium. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.
MILLS, T.; LAWTON, R.; SHEARD, L. Advancing complexity science in healthcare research: the logic of logic models. BMC Medical Research Methodology, v. 19, n. 1, p. 1–11, 2019.
MORRA-IMAS, L. G.; RIST, R. C. The road to results: designing and conducting effective development evaluations. Washington DC: The World Bank, 2009.
PARENTE, C. M. D.; PARENTE, J. M.; HERNANDES, E. D. K. Avaliação de impacto na educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 16, p. 1–20, 2020.
PATTON, M. Q. Qualitative research & evaluation methods: integrating theory and practice. 4. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2015.
ROGERS, P. J. Using programme theory to evaluate complicated and complex aspects of interventions. Evaluation, v. 14, n. 1, p. 29–48, 2008.
ROSSI, P. H.; LIPSEY, M. W.; FREEMAN, H. E. Evaluation: a systematic approach. 7. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2004.
SAVAYA, R.; WAYSMAN, M. The logic model: a tool for incorporating theory in development and evaluation of programs. Administration in Social Work, v. 29, n. 2, p. 85–103, 2005.
WEISS, C. H. Evaluation: methods for studying programs and policies. 2. ed. Upper Saddle River: Pearson College Division, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
