n. 27 - FUNDAMENTOS E CONDICIONANTES DA POLÊMICA EM TORNO DO KIT DE COMBATE À HOMOFOBIA: DAS SOMBRAS DA CAVERNA À LUTA POR HEGEMONIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79983Palavras-chave:
Projeto Escola sem Homofobia, Kit gay, Hegemonia, Direito à identidade de gêneroResumo
O Projeto Escola sem Homofobia (PESH), lançado em 2011, foi uma das ações do Programa Brasil sem Homofobia, vinculado, na ocasião, à Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo brasileiro. O conjunto de materiais educativos do PESH foi pejorativamente chamado de kit gay por parcelas conservadoras da sociedade. A forte reação social contrária ao Projeto influenciou o veto presidencial à distribuição dos materiais para as escolas. Problematiza-se essa repercussão dogmática, com o objetivo de inferir sobre fundamentos e condicionantes sociopolíticos do reacionarismo aos materiais do PESH. O estudo teórico adota uma perspectiva dialética de análise, com base em produções acadêmicas e em referenciais teórico-conceituais do campo crítico. Adicionalmente, são utilizadas fontes documentais. O estudo pressupõe que o quid pro quo em torno do cognominado kit gay fragilizou a potência pedagógica do PESH e revelou a ausência de hegemonia dos segmentos políticos e da sociedade civil propositores do enfrentamento da questão da homofobia no âmbito das políticas públicas, mesmo durante governos abertos ao tema. Conclui-se que condicionantes de diversas ordens – econômicos, políticos, culturais, ideológicos –, fundados no conservadorismo histórico da sociedade brasileira, circundam o debate sobre direitos das pessoas que rompem com o binarismo sexual e com a identidade de gênero a ele aprisionada, sendo necessário continuar a luta para que o respeito a tais direitos seja espraiado para toda a sociedade.
Referências
ALMEIDA, Edson Leandro de. Escola sem homofobia: a (re)produção da identidade sexual nos discursos escolares. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) – Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.
CANELA, Marco Antônio Ramos. De sujeitos sociais a sujeitos de direitos: o Programa ‘Brasil sem Homofobia’ e a construção da cidadania homossexual. 2010. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
DE PAULA, Luiz Fernando; SANTOS, Fabiano; MOURA, Rafael. The developmentalist project of the PT governments: an economic and political assessment. Latin American Perspectives, v. 47, n. 2, p. 8-24, mar. 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0094582X20907319?af=R&ai=1gvoi&mi=3ricys. Acesso em: 10 jul. 2020.
FERNANDES, Felipe Bruno Martins. A agenda anti-homofobia na educação brasileira (2003-2010). 2011. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2011.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 1, 2011a.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Maquiavel – Notas sobre o Estado e a política. 6 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 3, 2011b.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Temas de cultura. Ação católica. Americanismo e fordismo. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 4, 2011c.
LAVOR, Thays. 'Meu filho vivia sendo humilhado': caso Dandara expõe tragédia de viver e morrer travesti no Brasil. BBC News Brasil, 10 mar. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39227148. Acesso em: 30 jul. 2020.
LEÃO, Andreza Marques de Castro; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. As políticas educacionais do Brasil: a (in)visibilidade da sexualidade e das relações de gênero. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, n. 1, p. 28-37, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5365/4298. Acesso em: 31 jul. 2020.
LOMBANA. César Delgado. Un solo mundo: los hombres en la caverna, liberación y ascensión. Civilizar, v. 14, n. 26, p. 223-236, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/ccso/v14n26/v14n26a15.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
MÉLLO, Ricardo Pimentel; COSTA, Anacely Guimarães; SAMPAIO, Juliana Vieira. Regularidades e resistências: “Brasil sem Homofobia”. Revista de Estudos Universitários – REU, Sorocaba, v. 39, n. 1, p. 161-183, jun. 2013. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/1604/1527. Acesso em: 25 jul. 2020.
NAGAMINE, Renata Reverendo Vidal Kawano. Os direitos de pessoas LGBT na ONU (2000-2016). Sexualidad, Salud & Sociedad, Rio de Janeiro, n. 31, p. 28-56, abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sess/n31/1984-6487-sess-31-28.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2020.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de. Kit de combate a homofobia do MEC: a polemização em torno dos recursos audiovisuais. Revista HISTEDBR On-Line, v. 16, n. 70, p. 319-334, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643822. Acesso em: 29 jul. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de; MAIO, Eliane Rose. “Não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais”: o discurso inaugural no “desagendamento” do kit gay do MEC. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 125-152, jan./mar. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/download/23427/2238. Acesso em: 12 jul. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de; MAIO, Eliane Rose. Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 2, p. 452-468, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713/4811. Acesso em: 31 jul. 2020.
ROSSI, Alexandre José. Avanços e limites da política de combate à homofobia: uma análise do processo de implementação das ações para a educação do Programa Brasil Sem Homofobia. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SANTOS, Lígia Maria Kahl Schreiber Meillo Lopes dos. Diversidade sexual nas escolas: O caso do Kit do Projeto Escola Sem Homofobia. 2012. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2012.
SANTOS; Franciele Monique Scopetc dos; MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Diásporas e aproximações entre educação sexual nas séries iniciais e enfrentamento ao preconceito: discussões sobre a lei municipal “escola sem homofobia” de Maringá. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1281-1293, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713/4811. Acesso em: 31 jul. 2020.
SILVA, Zuleide Paiva da. “Bafão/confusión” del kit gay: análisis del discurso de la militancia LGBT (lésbicas, gays, bisexuales y travestís, transgénero). Educación y Comunicación, n. 3, p. 27-44, nov. 2011. Disponível em: https://revistas.uca.es/index.php/hachetetepe/article/view/6381/6483. Acesso em: 12 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.