n. 26 - A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O NÓ OBSCENO DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79897

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio. Educação a distância. Ensino Médio com Mediação Tecnológica.

Resumo

O presente trabalho tem como propósito analisar o alinhamento entre o projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica - EMMTec no Estado de Rondônia e a reforma do Ensino Médio. Trata-se de um assunto importante diante da urgência do enfrentamento das propostas hegemônicas que contribuem para a intensificação dos processos de precarização e mercantilização da educação pública. Desse modo, organizamos o texto, inicialmente, examinando os principais documentos que orientam a atual reforma do Ensino Médio, com ênfase na regulamentação da oferta do ensino a distância ou mediado por tecnologia. Em seguida, averiguamos as formas de regulamentação e estruturação do projeto EMMTec em Rondônia. Finalizamos o texto destacando que a reforma do Ensino Médio, alicerçada na flexibilização curricular de um ensino mediado por tecnologia, representa, na prática, a homogeneização da educação a distância.

Biografia do Autor

Gedeli Ferrazzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. IFRO- Campus Porto Velho Calama.

Possui licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (2014). Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no departamento de Ciências da Educação (2011-2013) e na gestão de projetos de capacitação docente (RENAFOR e PACTO da Alfabetização). Coordenou o Núcleo de Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania Madeira Mamoré UNIR/CNPq (2015-2016). Atualmente é professora de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Participa do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - Histedbr/UNIR, do Grupo de pesquisa Fundamentos Históricos da Educação e do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Democrática da Educação Básica.

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá - UEM Maringá Paraná

Possui licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988); Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1997); Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como professor de História na Educação Básica (1989-2009) e como professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no Depto. de Ciências da Educação, com experiência nos seguintes temas: História da Educação, Trabalho e Educação; Estado e políticas públicas em Educação e Fundamentos do Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação e membro do corpo docente do PPE-UEM, na linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa "Fundamentos Históricos da Educação" - UEM/CNPq". Participa do Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - Histedbr/UNIR e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá).

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Publicado

2021-06-16

Como Citar

Ferrazzo, G., & Gomes, M. A. de O. (2021). n. 26 - A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O NÓ OBSCENO DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79897

Edição

Seção

Artigos