Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Current
Archives
Indexadores/Bases de Dados
Notícias
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 19 (2025)
Vol. 19 (2025)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i
Published:
2024-12-27
Articles
THE Assessing the quality of education in the era of the IDEB: the impact on the autonomy of teachers
Assessing the quality of education in the era of the IDEB: the impact on the autonomy of teachers
Dianne Fabhricia, Jhonny David Echalar
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99441
A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA GESTÃO DAS ESCOLAS EM ANGOLA: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM LIBERDADE E PARTICIPAÇÃO
Manuel Tchissende, Dr Alexandre Ventura
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99961
JUDICIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E IMPLICAÇÕES NA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Carlos Roberto Jamil Cury
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.102141
Working students: a study on enjoument in higher education among students of the Federal University of ABC
Walton Nascimento da Trindade, Maria Luiza Levi Pahim
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99456
ASSOCIAÇÕES ENTRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E O ENEM NO CENÁRIO INTERESTADUAL BRASILEIRO
Carolina Telles Gusmão, Luana Nascimento Dante, Caroline Ponce de Moraes, Rodrigo Tosta Peres
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99747
Portugues
Português
Maria Dilnéia Espindola Fernandes
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99267
Knowledge production in Educational Policy legitimacy strategies of professional master's degrees in Bahia
Isac Pimentel Guimarães, Emilia Peixoto Vieira
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99100
Neoliberal tint in the design and implementation of the Structured Education System (SEE) of the state basic education network of the State of Mato Grosso
Divino Batista Alves Rosa
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98383
Managerial implications in the materialization of proposals for democratization foreseen in School Management Plans (PGE) of the state network of Santa Catarina (2020–2023)
Claudir Cordeiro, Elton Luiz Nardi
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98669
BASE LEGAL, PERFIL E TENDÊNCIAS DA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
Danieli D' Aguiar Cruzetta
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99070
Digital Platforms and Artificial Intelligence in the Management of Public Education Systems and Schools: Advances and Challenges
Genessí Borba Gomes Alves Santos, Luís Gustavo Alexandre da Silva, Daniela da Costa Britto Pereira Lima
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98302
Why not the two CEFETs transformed into two Federal Technological Universities through teaching, extension and research?
Atair Silva de Sousa, Wanderley dos Santos Roberto
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97942
Secondary Education Counter-reform in the state of Paraná and the privatization of educational provision (2019-2024)
Everton Koloche Mendes Barbosa, Marcos Vinicius Francisco
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98236
PROJETO PARCERIA EMPRESA-ESCOLA: A PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO
Eliane da Costa Bruini, Márcia Aparecida Jacomini
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96575
ATORES-REDES QUE COMPÕEM A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: CARTOGRAFIA DAS ASSOCIAÇÕES LATOURIANAS
Manuela Rolim de Moura, Martha Kaschny Borges
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97325
Effects of the 'Spending Ceiling' on Brazilian Universities
alternatives and challenges
Akeson Helder Rosa de Alcântara, Gustavo Henrique Petean, Maria Carolina Carvalho Motta
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98215
POLÍTICAS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2009 E 2019
Juliana Kussem
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95239
TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS PARA OS MUNICÍPIOS/ENTIDADES INTERMUNICIPAIS PORTUGUESAS EM MATÉRIA EDUCATIVA ENTRE 2013-2022: INTERSEÇÕES ENTRE O PRESCRITO E O REAL
Maria Salomé Almeida Simões
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96954
RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE E BONIFICAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE NÃO LECIONAM DISCIPLINAS AVALIADAS NO SAEPE
Viviane Rauane Bezerra Silva, Ana Lúcia Felix dos Santos
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96386
A META 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A CARREIRA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TOCANTINS
Vanessa Viebrantz Oster, Angela Maria Martins, Edmar Lucas Ferreira Sehnem
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96963
DCN E BNCC: ENTRE A INCLUSÃO E A INVISIBILIDADE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Caio Cesar Silva Nascimento, Daniel Camargo, Rafael Ângelo Bunhi Pinto.
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95936
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: COMO AS CONDIÇÕES DE ACESSO E DE PUBLICIDADE DAS INFORMAÇÕES DAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS PODEM ALTERAR ESSA RELAÇÃO?
Simony Rafaeli Quirino, Larissa Felipe Superchinski
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95956
PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: ANÁLISE DAS METAS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI 2020-2024) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
Jean Kleiton Roque Silva, Oséias Santos Oliveira
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96773
O CONTINGENCIAMENTO E O DESFINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (2011- 2022)
Valéria Gouveia do Carmo Ferreira, Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95820
A ATUAÇÃO DE CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: QUANDO O LEGALISMO ORIENTA AS DECISÕES
Simone Fátima Flach
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95559
POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM EGRESSOS
Shirley de Lima Ferreira Arantes
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95823
Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias
Policies for Basic Education in Amazon Territories:
issues for (Re)thinking Educational Policies
Rosana Maria Gemaque Rolim, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, André Rodrigues Guimarães
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.102237
ÁGUAS NAS AMAZÔNIAS: SUJEITOS DE DIREITOS E TERRITÓ-RIOS EDUCATIVOS – REFERÊNCIAS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Salomão Mufarrej hage, Edir Augusto Dias Pereira , Tristan McCowan , Raimunda Kelly Silva Gomes
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99613
DIREITO À EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE
André Rodrigues Guimarães, Antonia Costa Andrade, Francisca Antonia da Costa Oliveira
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.100705
ENSINO MÉDIO NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E LABORAIS DE JOVENS CONCLUINTES
Sílvia Cristina Conde Nogueira, Gisele Cardoso Costa, Antonio Pereira de Oliveira, Sarah Pinheiro Barbosa
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99673
THE CAREER AND REMUNERATION OF TEACHERS IN THE BRAZILIAN LEGAL AMAZON: IMPLICATIONS OF NEW PUBLIC MANAGEMENT (NPM)
Dalva Valente Guimarães Gutierres, Joedson Brito dos Santos , Marilda de Oliveira Costa
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99675
Challenges for financing basic education in territories of the Amazon in Pará.
Rosana Maria Rolim, Antônio Cláudio Reis, Marielson Rodrigues Guimarães
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99590
FUNDEB PERMANENTE: PRIMEIRAS IMPLICAÇÕES PARA O MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO ACRE
The permanente Fundeb: preliminary implications for the state public teaching workforce in Acre
Pelegrino Santos Verçosa, Marcos Edgar Bassi
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99672
PRIVATIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA POLÍTICA DE CONVENIAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA
Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Francisco Dominguez
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99653
The Board of Monitoring and Social Control of Fundef/Fundeb in Amazonian Territories:
what the thesis and dissertations reveal
Rosana Evangelista da Cruz, Madam
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99543
Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas
APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Maria Nilvane Fernandes, Rafael Ferreira de Souza Honorato, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98081
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE ANGOLA
Rafael Ferreira de Souza Honorato, António Luís Julião
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96877
A ESCOLA NA SOCIOEDUCAÇÃO: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Maria Nilvane Fernandes, Elizabeth Trejos-Castillo
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96707
“É BEM LIMITADA A VISÃO DE FUTURO QUE ELES TÊM...” POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DA PARAÍBA
Ana Cláudia Silva Rodrigues, Adriege Matias Rodrigues, Abigail Sales da Costa Rocha
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96871
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS NO PARÁ: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO
Érika Pimentel da Silva, Manuelle Inez de Sousa Borges, Willian Lazaretti da Conceição
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97115
UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO CADERNO PRÁTICAS DE TRATAMENTO PENAL NAS UNIDADES PENAIS DO PARANÁ: INTERFACE COM O ENUNCIADO RESSOCIALIZADOR
Marta Cossetin Costa
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96942
FORMALISMO JURÍDICO E OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO DF
Liana Correia Roquete Albuquerque, Maria Abádia da Silva
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96619
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS: O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO ESTADO DO PARANÁ
Márcia Cossetin, Margarete Chimiloski Dolla, Mariza Scheffer Freire, Ireni Marilene Zago Figueiredo
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96906
“NADA É FÁCIL NESSA VIDA”: DESIGUALDADES (SOCIO)EDUCACIONAIS NAS PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Mariana Tafakgi, Eduardo Ribeiro
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96341
Resumos de Teses e Dissertações
A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL EM PIRAQUARA/PR: DESAFIOS EM TEMPOS DE AUSTERIDADE
Mayara Lourenço
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98408
TERRITÓRIOS, CIDADES E O DIREITO À EDUCAÇÃO: OS EQUIPAMENTOS URBANOS PÚBLICOS DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA E AS DESIGUALDADES DE OFERTA EDUCACIONAL
NAYARA MESQUITA ANDRADE
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98417
ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL NA REGULAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS DE ENSINO
Cleverson José dos Santos
PDF (Português (Brasil))
POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO EM ANGOLA 2010-2022: CONTEXTO, ATORES E IMPLICAÇÕES
Chocolate Adão Brás
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98616
IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA OFERTA DE CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS
Simone Aparecida Milliorin
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98646
"INFELIZMENTE, A FEDERAL NÃO É PARA TODOS”: DESVELANDO DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE EVADIDO DOS CURSOS DA UFPR
Eliane Felisbino
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98670
A CONSTRUÇÃO DE CONDIÇÕES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DE PROFESSORAS SOBRE O PROINFÂNCIA
Patricia Handel de Oliveira Mota
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98686
O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
Andreia Zanlorenzi
PDF (Português (Brasil))
TRAJETÓRIAS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E O DIREITO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO LONGITUDINAL DE 2012 A 2017
Milena Primo Fenelon
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98878
GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: BASE LEGAL, TENDÊNCIAS E PERFIL
Danieli D' Aguiar Cruzetta
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98631
REMUNERAÇÃO PARA O DIRETOR ESCOLAR: UM PANORAMA DOS SISTEMAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO
Marta Clediane Rodrigues Anciutti
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98671
A LEI Nº 13.415/2017 E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS CAMINHOS DA REFORMA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
Alessandro Ezequiel Paixão
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98853
ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAUCÁRIA (2015-2024) NO CONTEXTO DA CRECHE
Larice de Carvalho da Silva Ventury
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98406
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E O CUSTO-ALUNO-QUALIDADE : UM ESTUDO DE CASO
Cleci da Cruz Martins
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98410
The trajectory of educational planning in Mozambique: trends for the training of basic education teachers.
Joaquim António
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98538
AS MUDANÇAS DA BNCC DO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DO PARANÁ
Gabriel Germano
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98719
Keywords
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission
Free cookie consent management tool by
TermsFeed