ATORES-REDES QUE COMPÕEM A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: CARTOGRAFIA DAS ASSOCIAÇÕES LATOURIANAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97325Palavras-chave:
Política Nacional de Educação Digital, Teoria Ator-Rede, Cartografia de Controvérsias.Resumo
A Política Nacional de Educação Digital (PNED), sancionada em 2023, tornou-se uma recente protagonista no cenário educacional brasileiro e visa garantir o acesso da sociedade a recursos e práticas digitais, especialmente para os mais vulneráveis. Este estudo propõe analisar sua composição por intermédio de uma investigação que reconheça a agência tanto de atores humanos quanto não humanos, compreendendo a legislação como resultado de associações híbridas que moldam sua configuração. À luz da abordagem teórico-metodológica da Teoria Ator-Rede e da Cartografia de Controvérsias, busca-se responder ao seguinte questionamento: quais são as associações Atores-Rede que emergem da PNED? Para trazer à tona essas relações, foram produzidas cartografias sociotécnicas das associações Atores-Rede que compõem essa lei, as quais revelaram os atores humanos e não humanos que integram o texto legal da PNED. Essas cartografias ilustram a complexidade de uma “Política-Ator-Rede”, que se instaura por intermédio de uma rede mutável de atores heterogêneos, cuja efetividade dependerá da performatividade de cada um. Além disso, foram expostas associações ocultas, como o “interessamento” nas relações entre o governo federal e instituições privadas, que moldam vantagens de rentabilização e transferência de capital visando estabilizar os outros actantes por meio de diversos dispositivos. Concluímos que, analisar a PNED sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, tornou evidente que a Política-Ator-Rede é dinâmica e seu êxito está diretamente vinculado aos actantes que a constituem.
Referências
AKRICH, Madeleine. Como descrever os objetos técnicos? Boletim Campineiro de Geografia, v. 4, n. 1, 2014. Disponível em: https://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletim-campineiro/article/view/147. Acesso em: 30 ago. 2024.
BORGES, Iara Farias. CE aprova projeto que cria a Política Nacional de Educação Digital. Rádio Senado, 20 dez. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/12/20/ce-aprova-projeto-que-cria-a-cria-a-politica-nacional-de-educacao-digital. Acesso em: 14 set. 2024.
CALLON, Michel. Elementos para uma sociologia da tradução. A domesticação das vieiras e dos pescadores da baía de Saint-Brieuc. In: ALZAMORA, Geane; ZILLER, Joana; COUTINHO, Francisco Ângelo. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. p. 67-95.
COUTINHO, Francisco; VIANA, Gabriel. Teoria Ator-Rede e Educação. Curitiba: Appris, 2019.
ESPAÑA-NAVEIRA, Patricia; CRUZ-LORITE, Inmaculada M.; CEBRIÁN-ROBLES, David; CABELLO-GARRIDO, Alfonso; ESPAÑA-RAMOS, Esteban; GONZÁLEZ-GARCÍA, Francisco Javier; BLANCO-LÓPEZ, Ángel. Enfoque de cartografía de controversias para abordar cuestiones socialmente vivas desde la enseñanza de la ciencia y la tecnología. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 3.101, 2023. DOI: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2023.v20.i3.3101. Acesso em: 28 ago. 2024.
GOMES, Roberta Mirnas de Oliveira; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; MEDEIROS, Emerson Augusto de. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO em tessitura de ressignificação no contexto da prática. Jornal de Políticas Educacionais, v. 16, e87560, out. 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/87560/48272. Acesso em: 31 ago. 2024.
JESUS, Jolúcia Santos de; VILAS BOAS, Maria Cristina Xavier Reis; SANTOS, Valdeir Almeida; SOUZA, Ana Paula Gestoso de. A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021). Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 1, p. 32, 15 mar. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3895/etr.v8n1.17746. Acesso em: 26 ago. 2024.
LATOUR, Bruno. Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: 34, 2016.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: EdUFBA, 2012.
LATOUR, Bruno. Uma sociologia sem objeto? Observações sobre a interobjetividade. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 5, n. 10, ano 5, p. 105-187, dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaValise/article/view/61073/35940. Acesso em: 30 ago. 2024.
LATOUR, Bruno; RIFIOTIS, Theophilos; PETRY, Dalila Floriani; SEGATA, Jean. Faturas/Fraturas: da noção de rede à noção de vínculo. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 123-146, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2015v17n2p123. Acesso em: 8 ago. 2024.
LAW, John. Teoria Ator-rede e semiótica material. In: ALZAMORA, Geane; ZILLER, Joana; COUTINHO, Francisco Ângelo. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. p. 37-66.
LEMOS, André. A comunicação das coisas: Teoria Ator-Rede e Cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, p. 1-35, 2020. https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438. Acesso em: 26 ago. 2024.
MOREIRA, Mayume Caires; SIQUEIRA, Dirceu Pereira. A política nacional de educação digital (Lei nº 14.533/23): um instrumento de promoção efetiva da inclusão digital (?). Revista Jurídica Cesumar, v. 23, n. 3 , p. 731–745, set./dez. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.17765/2176-9184.2023v23n3.e11569. Acesso em: 26 ago. 2024.
PAZ, Daiane Paluda; PAGLIOSA CORONA, Hieda Maria. A Teoria Ator-Rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 17, n. 49, p. 16-31, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852. Acesso em: 8 ago. 2024.
PEREIRA, Débora de Carvalho; BOECHAT, Marina Pantoja. Apenas siga as mediações: desafios da cartografia de controvérsias entre a Teoria Ator-Rede e as mídias digitais. Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura 12, n. 3, p. 556–575, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/12305/9373. Acesso em: 6 ago. 2024.
RAMÍREZ, Margarita Cantero. Transcomplexidade nos aportes de Bruno Latour ao estudo do social. Miradas Transcomplejas, v. 4, n. 1, 2024. Disponível em: https://reditve.com/revistas/index.php/miradas_transcompleja/article/view/67. Acesso em: 5 ago. 2024.
SILVANY, Marco Antonio; ANTUNES, Carina Aparecida; PEREIRA, Fernando Seixas; UCHÔA, Flávia Letícia Dos Santos; SOUSA, Dalziane Barbosa De. Os efeitos da regulamentação da Política Nacional da Educação Digital nas competências digitais dos docentes da Educação Básica. RECIMA21, v. 4, n. 9, e493942, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3942. Acesso em: 20 jul. 2024.
SIMÃO, Valdecir Antonio, COSTA, Maria Luisa Furlan; BURCI, Taissa Vieira Lozano; OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de, SERRANO, Emily Seguraço, MENEGASSO, Mauriza Gonçalves de Lima; NOVAIS, Ivanilda de Almeida Meira. Tecnologias digitais na educação: possibilidades e fragilidades. Revista Contemporânea, v. 3, n. 9, p. 14.872–17.892, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.56083/RCV3N9-076. Acesso em: 23 jul. 2024.
TURCHI, Lenita; CODES, Ana Luiza; ARAÚJO, Herton. Formação continuada dos professores e a política nacional de educação digital. Brasília: Ipea, 2024. (Textos para discussão; n. 2.983). Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/td2983-port. Acesso em: 23 jul. 2024.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas. Social media platforms and education. In: BURGESS, Jean; MARWICK, Alice; POELL, Thomas (Ed.). The SAGE Handbook of Social Media. London: Sage, 2018. p. 579-591. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Thomas-Poell-2/publication/321781625_Social_media_platforms_and_education/links/5a319b790f7e9b2a286f4a19/Social-media-platforms-and-education.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.
VENCO, Selma Borghi; SEKI, Allan Kenji. Política Nacional de Educação Digital: uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 15, n. 2, p. 448-471, 19 set. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54144. Acesso em: 23 jul. 2024.
VENTURINI, Tommaso. Building on faults: how to represent controversies with digital methods. Public Understanding of Science, v. 21, n. 7, p. 796-812, 2012. Disponível em: http://www.tommasoventurini.it/wp/wp-content/uploads/2011/08/TV_BuildingOnFaults_FullText.pdf. Acesso em: 13 jun. 2024.
VENTURINI, Tommaso. Diving in magma: how to explore controversies with actor-network theory. Public Understanding of Science, London, v. 19, n. 3, p. 258-273, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0963662509102694. Acesso em: 13 jun. 2024.
VENTURINI, Tommaso; MUNK, Anders Kristian. Controversy Mapping: A Field Guide. Cambridge, UK; Medford, MA, USA: Polity, 2021. 385 p.
VINCENTINI, Bárbara Silva; DIAS, Gabriel Ferreira; FREITAS, Letícia Couto; REGINI, Luiza Joukhadar; SCHETINO, Luana Pereira Leite; ALLAIN, Luciana Resende. Controvérsias em torno da origem do SARS-CoV-2: um estudo a partir da Teoria Ator-Rede. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 271–289, 2021. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2449. Acesso em: 28 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
