ATORES-REDES QUE COMPÕEM A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: CARTOGRAFIA DAS ASSOCIAÇÕES LATOURIANAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97325

Keywords:

Política Nacional de Educação Digital, Teoria Ator-Rede, Cartografia de Controvérsias.

Abstract

A Política Nacional de Educação Digital (PNED), sancionada em 2023, tornou-se uma recente protagonista no cenário educacional brasileiro e visa garantir o acesso da sociedade a recursos e práticas digitais, especialmente para os mais vulneráveis. Este estudo propõe analisar sua composição por intermédio de uma investigação que reconheça a agência tanto de atores humanos quanto não humanos, compreendendo a legislação como resultado de associações híbridas que moldam sua configuração. À luz da abordagem teórico-metodológica da Teoria Ator-Rede e da Cartografia de Controvérsias, busca-se responder ao seguinte questionamento: quais são as associações Atores-Rede que emergem da PNED? Para trazer à tona essas relações, foram produzidas cartografias sociotécnicas das associações Atores-Rede que compõem essa lei, as quais revelaram os atores humanos e não humanos que integram o texto legal da PNED. Essas cartografias ilustram a complexidade de uma “Política-Ator-Rede”, que se instaura por intermédio de uma rede mutável de atores heterogêneos, cuja efetividade dependerá da performatividade de cada um. Além disso, foram expostas associações ocultas, como o “interessamento” nas relações entre o governo federal e instituições privadas, que moldam vantagens de rentabilização e transferência de capital visando estabilizar os outros actantes por meio de diversos dispositivos. Concluímos que, analisar a PNED sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, tornou evidente que a Política-Ator-Rede é dinâmica e seu êxito está diretamente vinculado aos actantes que a constituem.

Author Biographies

Manuela Rolim de Moura, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Especialista em Gestão Ambiental. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2568-2733. E-mail: profmanuelamoura@gmail.com

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis/SC

Doutora em Educação. Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2420-0598. E-mail: martha.borges@udesc.br

 

References

AKRICH, Madeleine. Como descrever os objetos técnicos? Boletim Campineiro de Geografia, v. 4, n. 1, 2014. Disponível em: https://agbcampinas.com.br/bcg/index.php/boletim-campineiro/article/view/147. Acesso em: 30 ago. 2024.

BORGES, Iara Farias. CE aprova projeto que cria a Política Nacional de Educação Digital. Rádio Senado, 20 dez. 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/12/20/ce-aprova-projeto-que-cria-a-cria-a-politica-nacional-de-educacao-digital. Acesso em: 14 set. 2024.

CALLON, Michel. Elementos para uma sociologia da tradução. A domesticação das vieiras e dos pescadores da baía de Saint-Brieuc. In: ALZAMORA, Geane; ZILLER, Joana; COUTINHO, Francisco Ângelo. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. p. 67-95.

COUTINHO, Francisco; VIANA, Gabriel. Teoria Ator-Rede e Educação. Curitiba: Appris, 2019.

ESPAÑA-NAVEIRA, Patricia; CRUZ-LORITE, Inmaculada M.; CEBRIÁN-ROBLES, David; CABELLO-GARRIDO, Alfonso; ESPAÑA-RAMOS, Esteban; GONZÁLEZ-GARCÍA, Francisco Javier; BLANCO-LÓPEZ, Ángel. Enfoque de cartografía de controversias para abordar cuestiones socialmente vivas desde la enseñanza de la ciencia y la tecnología. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 3.101, 2023. DOI: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2023.v20.i3.3101. Acesso em: 28 ago. 2024.

GOMES, Roberta Mirnas de Oliveira; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; MEDEIROS, Emerson Augusto de. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO em tessitura de ressignificação no contexto da prática. Jornal de Políticas Educacionais, v. 16, e87560, out. 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/87560/48272. Acesso em: 31 ago. 2024.

JESUS, Jolúcia Santos de; VILAS BOAS, Maria Cristina Xavier Reis; SANTOS, Valdeir Almeida; SOUZA, Ana Paula Gestoso de. A Educação Digital na formação de Pedagogos: um mapeamento da produção científica brasileira (2015 a 2021). Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 1, p. 32, 15 mar. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3895/etr.v8n1.17746. Acesso em: 26 ago. 2024.

LATOUR, Bruno. Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: 34, 2016.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: EdUFBA, 2012.

LATOUR, Bruno. Uma sociologia sem objeto? Observações sobre a interobjetividade. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 5, n. 10, ano 5, p. 105-187, dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaValise/article/view/61073/35940. Acesso em: 30 ago. 2024.

LATOUR, Bruno; RIFIOTIS, Theophilos; PETRY, Dalila Floriani; SEGATA, Jean. Faturas/Fraturas: da noção de rede à noção de vínculo. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 123-146, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2015v17n2p123. Acesso em: 8 ago. 2024.

LAW, John. Teoria Ator-rede e semiótica material. In: ALZAMORA, Geane; ZILLER, Joana; COUTINHO, Francisco Ângelo. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. p. 37-66.

LEMOS, André. A comunicação das coisas: Teoria Ator-Rede e Cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, p. 1-35, 2020. https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438. Acesso em: 26 ago. 2024.

MOREIRA, Mayume Caires; SIQUEIRA, Dirceu Pereira. A política nacional de educação digital (Lei nº 14.533/23): um instrumento de promoção efetiva da inclusão digital (?). Revista Jurídica Cesumar, v. 23, n. 3 , p. 731–745, set./dez. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.17765/2176-9184.2023v23n3.e11569. Acesso em: 26 ago. 2024.

PAZ, Daiane Paluda; PAGLIOSA CORONA, Hieda Maria. A Teoria Ator-Rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 17, n. 49, p. 16-31, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13852. Acesso em: 8 ago. 2024.

PEREIRA, Débora de Carvalho; BOECHAT, Marina Pantoja. Apenas siga as mediações: desafios da cartografia de controvérsias entre a Teoria Ator-Rede e as mídias digitais. Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura 12, n. 3, p. 556–575, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/12305/9373. Acesso em: 6 ago. 2024.

RAMÍREZ, Margarita Cantero. Transcomplexidade nos aportes de Bruno Latour ao estudo do social. Miradas Transcomplejas, v. 4, n. 1, 2024. Disponível em: https://reditve.com/revistas/index.php/miradas_transcompleja/article/view/67. Acesso em: 5 ago. 2024.

SILVANY, Marco Antonio; ANTUNES, Carina Aparecida; PEREIRA, Fernando Seixas; UCHÔA, Flávia Letícia Dos Santos; SOUSA, Dalziane Barbosa De. Os efeitos da regulamentação da Política Nacional da Educação Digital nas competências digitais dos docentes da Educação Básica. RECIMA21, v. 4, n. 9, e493942, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3942. Acesso em: 20 jul. 2024.

SIMÃO, Valdecir Antonio, COSTA, Maria Luisa Furlan; BURCI, Taissa Vieira Lozano; OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de, SERRANO, Emily Seguraço, MENEGASSO, Mauriza Gonçalves de Lima; NOVAIS, Ivanilda de Almeida Meira. Tecnologias digitais na educação: possibilidades e fragilidades. Revista Contemporânea, v. 3, n. 9, p. 14.872–17.892, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.56083/RCV3N9-076. Acesso em: 23 jul. 2024.

TURCHI, Lenita; CODES, Ana Luiza; ARAÚJO, Herton. Formação continuada dos professores e a política nacional de educação digital. Brasília: Ipea, 2024. (Textos para discussão; n. 2.983). Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/td2983-port. Acesso em: 23 jul. 2024.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas. Social media platforms and education. In: BURGESS, Jean; MARWICK, Alice; POELL, Thomas (Ed.). The SAGE Handbook of Social Media. London: Sage, 2018. p. 579-591. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Thomas-Poell-2/publication/321781625_Social_media_platforms_and_education/links/5a319b790f7e9b2a286f4a19/Social-media-platforms-and-education.pdf. Acesso em: 30 ago. 2024.

VENCO, Selma Borghi; SEKI, Allan Kenji. Política Nacional de Educação Digital: uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 15, n. 2, p. 448-471, 19 set. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54144. Acesso em: 23 jul. 2024.

VENTURINI, Tommaso. Building on faults: how to represent controversies with digital methods. Public Understanding of Science, v. 21, n. 7, p. 796-812, 2012. Disponível em: http://www.tommasoventurini.it/wp/wp-content/uploads/2011/08/TV_BuildingOnFaults_FullText.pdf. Acesso em: 13 jun. 2024.

VENTURINI, Tommaso. Diving in magma: how to explore controversies with actor-network theory. Public Understanding of Science, London, v. 19, n. 3, p. 258-273, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0963662509102694. Acesso em: 13 jun. 2024.

VENTURINI, Tommaso; MUNK, Anders Kristian. Controversy Mapping: A Field Guide. Cambridge, UK; Medford, MA, USA: Polity, 2021. 385 p.

VINCENTINI, Bárbara Silva; DIAS, Gabriel Ferreira; FREITAS, Letícia Couto; REGINI, Luiza Joukhadar; SCHETINO, Luana Pereira Leite; ALLAIN, Luciana Resende. Controvérsias em torno da origem do SARS-CoV-2: um estudo a partir da Teoria Ator-Rede. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 271–289, 2021. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2449. Acesso em: 28 ago. 2024.

Published

2025-06-30

How to Cite

Rolim de Moura, M., & Kaschny Borges, M. (2025). ATORES-REDES QUE COMPÕEM A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: CARTOGRAFIA DAS ASSOCIAÇÕES LATOURIANAS. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97325

Issue

Section

Articles