UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO CADERNO PRÁTICAS DE TRATAMENTO PENAL NAS UNIDADES PENAIS DO PARANÁ: INTERFACE COM O ENUNCIADO RESSOCIALIZADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96942

Palavras-chave:

Cadernos do Depen, Educação às pessoas privadas de liberdade, Saúde às pessoas privadas de liberdade

Resumo

Este artigo objetiva refletir as recomendações quanto as práticas assistenciais em unidades penais a partir do Caderno Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Penais do Paraná, especialmente nas instituições de privação de liberdade do estado do Paraná. Essa reflexão é realizada por meio de pesquisa documental, no Caderno Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Penais do Paraná em interlocução com a literatura. Como resultado do estudo, pode-se dizer que o supra referido material expressa uma perspectiva de ressocialização das pessoas privadas de liberdade por meio das assistências, com ênfase, na tríade: trabalho, educação e saúde. O enunciado dessa ressocialização está centrado nas condutas e nos méritos individuais do sujeito, o que acaba por dissimular o cunho disciplinador e adaptador ao trabalho e à exploração impostas pela prisão às pessoas privadas de liberdade. Destaca-se que as relações nacionais e internacionais influenciam nas orientações preconizadas no Caderno investigado.

Biografia do Autor

Marta Cossetin Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Secretaria da Segurança Pública do estado do Paraná

Doutora em Enfermagem. Professora colaboradora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Foz do Iguaçu, PR. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1771-8428. E-mail: m_cossetin@hotmail.com

Referências

BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002. Tradução de Juarez Cirino dos Santos.

CONCEIÇÃO, Gilmar Henrique. Contribuições ao estudo da violência no Brasil. In: CÊA, Georgia Sobreira Santos; MUROFUSE, Neide Tieme; DEITOS, Roberto Antonio. (orgs.). Trabalho, Educação e Saúde: formação permanente de profissionais e usuários da saúde pública. Cascavel: Edunioeste, 2012. p. 210.

DE GIORGI, Alessandro. A miséria governada através do sistema penal. Rio de Janeiro: Revan, ICC, 2006.

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo Marques de Lima.; RODRIGUES, Doriedson S. (orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas: Alínea, 2012, v. 1, p. 52-71.

FIORI, José Luís. Os moedeiros falsos. Petrópolis: Vozes, 1997.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche. Capital financeiro, trabalho e questão social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

PEREIRA, Tania Maria Dahmer. Nota técnica: Problematizando a função da Comissão Técnica de Classificação no contexto do Estado penal. Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Brasília, p. 1-22, 2016.

WACQUANT, Loïc. Punir os pobres: A nova gestão da miséria nos Estados Unidos [A onda punitiva]. Tradução de Sérgio Lamarão. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

Downloads

Publicado

2025-02-24

Como Citar

Costa, M. C. (2025). UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO CADERNO PRÁTICAS DE TRATAMENTO PENAL NAS UNIDADES PENAIS DO PARANÁ: INTERFACE COM O ENUNCIADO RESSOCIALIZADOR. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96942

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas