MATIZ NEOLIBERAL NA CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ESTRUTURADO DE ENSINO (SEE) DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98383

Palavras-chave:

Sistema Estruturado de Ensino (SEE); Neoliberalismo; Gerencialismo; Teoria do Capital Humano; Racionalidade Privatista.

Resumo

Nesta investigação, por meio de pesquisa documental e bibliográfica, buscamos apresentar o matiz neoliberal, a Teoria do Capital Humano e o gerencialismo no processo de concepção e implementação do Sistema Estruturado de Ensino (SEE) da rede estadual de educação básica do estado de Mato Grosso. Com início em 2022 e previsão de término em 2026, o sistema é operacionalizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi concebido como resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT) e o Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE), constituído por empresários ligados ao agronegócio e ao comércio, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da educação no estado de Mato Grosso a partir da união de empreendedores e profissionais do setor privado. A concepção do SEE e sua operacionalização por uma instituição privada junto ao serviço público – a rede estadual de educação básica do estado de Mato Grosso – demonstra a influência da racionalidade privatista no funcionamento da política pública de educação básica do estado de Mato Grosso.

Biografia do Autor

Divino Batista Alves Rosa, Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso

Mestre em Educação. Professor na Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso. Sinop, MT. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5948-923X. E-mail: divinobatista@gmail.com

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz. O impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Brasília: Enap, 1997.

CABRAL, Antônio; SILVA, Claudia Luciene de Melo; SILVA, Lamara Fabia Lucena. Teoria do Capital Humano, educação, desenvolvimento econômico e suas implicações na formação de professores. Revista Principia. n. 32. João Pessoa, Dezembro, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1070. Acesso em: 11 dez. 2024.

HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. Tradução de João Alexandre Peschanski. São Paulo, SP: Boitempo, 2011.

HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, p. 30-41, novembro/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/pqNtQNWnT6B98Lgjpc5YsHq/?format=pdf&lang=p. Acesso em: 13 de jun. de 2024.

HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Políticas curriculares, estado e regulação. Educação e sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354. dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/7Wj4ZqtJgQDm55nTFxx3PrN/. Acesso em: 24 dez. 2024.

MAGALHÃES, Wesley Brito; ASSIS, Lucia Maria de. Neoliberalismo, Teoria do Capital Humano e Avaliação: Contribuições Para o Debate das Políticas Educacionais. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, n. 47. out. 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/73335. Acesso em: 06 dez. 2024.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A reforma do Estado dos anos 90 lógica e mecanismos de controle. São Paulo, Lua Nova Revista de Cultura e Política, nº. 45, p. 49-95, 1998.

PERONI, Vera. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

SCHULTZ, Theodore Willian. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Alves Rosa, D. B. (2025). MATIZ NEOLIBERAL NA CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ESTRUTURADO DE ENSINO (SEE) DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98383

Edição

Seção

Artigos