n. 47 - NEOLIBERALISMO, TEORIA DO CAPITAL HUMANO E AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73335

Palabras clave:

Neoliberalismo, Teoria do Capital Humano, Avaliações em larga escala

Resumen

O artigo objetiva contribuir com o debate atual da educação que vem sendo chamada pelos neoliberais a formar o sujeito competitivo, empresário de si mesmo. Trata-se de um estudo teórico que tem por base a noção foucaultiana de sociedade neoliberal. Problematiza o neoliberalismo e a teoria do capital humano como orientadores de políticas públicas que assimilam os valores da nova gestão pública, pautadas na meritocracia e na competição nas e entre as escolas. Sinaliza que a racionalidade neoliberal impõe mecanismos simplificadores da realidade educacional, como os indicadores provenientes das avaliações em larga escala, o que dificulta e às vezes impede o exercício pleno de uma prática educativa emancipatória.

Biografía del autor/a

Wesley Brito Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de Estado, Políticas e História da Educação. Especialista em Letramento Informacional pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas – DIDAKTIKÉ FE/UFG.

Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora da Faculdade de Educação da UFG, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Citas

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

AMARAL, Nelson Cardoso. O novo PNE e o financiamento da educação no Brasil: os recursos como um percentual do PIB. In: PINO, Ivany R. e ZAN, Dirce Djanira P. (Orgs). Plano Nacional de Educação (PNE): questões desafiadoras e embates emblemáticos. Brasília, DF: Inep, 2013.

AMARAL, Nelson Cardoso. Com a PEC 241/55 (EC 95) haverá prioridade para cumprir as metas do PNE (2014-2024)? Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p. 1-25, out. 2017.

AMARAL, Nelson Cardoso; ASSIS, Lúcia Maria de; OLIVEIRA, João Ferreira de. PNE (2014-2024) e qualidade na educação: referenciais e metodologia considerando o PISA. In: OLIVEIRA, João Ferreira de; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Políticas de educação superior e PNE (2014-2024): expansão, qualidade e tendências. Brasília: ANPAE, 2019.

APPLE, Michael W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Cortez/ Instituto Paulo Freire, 2003.

APPLE, Michael W. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Trad. Gilka Leite Garcia e Luciana Arche. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Palestra inaugural. In: Seminário internacional de avaliação educacional. Rio de Janeiro, 1997. Anais [...]. Brasília: MEC, 1998.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

HORTA NETO, João Luiz. Um olhar retrospectivo sobre a avaliação externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o SAEB de 2005. Revista Iberoamericana de Educación, n. 42/5, abr. 2007.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Planta, 2004.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento - Revista de Educação. Niterói, Ano 3. n. 4. 2016.

SCHULTZ, Theodore. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

SCHULTZ, Theodore. Investimento em capital humano. In: BROOKE, Nigel (Org.). Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

Publicado

2020-10-26

Cómo citar

Brito Magalhães, W., & Maria de Assis, L. (2020). n. 47 - NEOLIBERALISMO, TEORIA DO CAPITAL HUMANO E AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73335

Número

Sección

Artigos