n. 47 - NEOLIBERALISMO, TEORIA DO CAPITAL HUMANO E AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73335Palavras-chave:
Neoliberalismo, Teoria do Capital Humano, Avaliações em larga escalaResumo
O artigo objetiva contribuir com o debate atual da educação que vem sendo chamada pelos neoliberais a formar o sujeito competitivo, empresário de si mesmo. Trata-se de um estudo teórico que tem por base a noção foucaultiana de sociedade neoliberal. Problematiza o neoliberalismo e a teoria do capital humano como orientadores de políticas públicas que assimilam os valores da nova gestão pública, pautadas na meritocracia e na competição nas e entre as escolas. Sinaliza que a racionalidade neoliberal impõe mecanismos simplificadores da realidade educacional, como os indicadores provenientes das avaliações em larga escala, o que dificulta e às vezes impede o exercício pleno de uma prática educativa emancipatória.
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