n. 47 - NEOLIBERALISMO, TEORIA DO CAPITAL HUMANO E AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73335

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Teoria do Capital Humano, Avaliações em larga escala

Resumo

O artigo objetiva contribuir com o debate atual da educação que vem sendo chamada pelos neoliberais a formar o sujeito competitivo, empresário de si mesmo. Trata-se de um estudo teórico que tem por base a noção foucaultiana de sociedade neoliberal. Problematiza o neoliberalismo e a teoria do capital humano como orientadores de políticas públicas que assimilam os valores da nova gestão pública, pautadas na meritocracia e na competição nas e entre as escolas. Sinaliza que a racionalidade neoliberal impõe mecanismos simplificadores da realidade educacional, como os indicadores provenientes das avaliações em larga escala, o que dificulta e às vezes impede o exercício pleno de uma prática educativa emancipatória.

Biografia do Autor

Wesley Brito Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de Estado, Políticas e História da Educação. Especialista em Letramento Informacional pela Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas – DIDAKTIKÉ FE/UFG.

Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora da Faculdade de Educação da UFG, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

AMARAL, Nelson Cardoso. O novo PNE e o financiamento da educação no Brasil: os recursos como um percentual do PIB. In: PINO, Ivany R. e ZAN, Dirce Djanira P. (Orgs). Plano Nacional de Educação (PNE): questões desafiadoras e embates emblemáticos. Brasília, DF: Inep, 2013.

AMARAL, Nelson Cardoso. Com a PEC 241/55 (EC 95) haverá prioridade para cumprir as metas do PNE (2014-2024)? Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p. 1-25, out. 2017.

AMARAL, Nelson Cardoso; ASSIS, Lúcia Maria de; OLIVEIRA, João Ferreira de. PNE (2014-2024) e qualidade na educação: referenciais e metodologia considerando o PISA. In: OLIVEIRA, João Ferreira de; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Políticas de educação superior e PNE (2014-2024): expansão, qualidade e tendências. Brasília: ANPAE, 2019.

APPLE, Michael W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Cortez/ Instituto Paulo Freire, 2003.

APPLE, Michael W. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Trad. Gilka Leite Garcia e Luciana Arche. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Palestra inaugural. In: Seminário internacional de avaliação educacional. Rio de Janeiro, 1997. Anais [...]. Brasília: MEC, 1998.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

HORTA NETO, João Luiz. Um olhar retrospectivo sobre a avaliação externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o SAEB de 2005. Revista Iberoamericana de Educación, n. 42/5, abr. 2007.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Planta, 2004.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento - Revista de Educação. Niterói, Ano 3. n. 4. 2016.

SCHULTZ, Theodore. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

SCHULTZ, Theodore. Investimento em capital humano. In: BROOKE, Nigel (Org.). Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Brito Magalhães, W., & Maria de Assis, L. (2020). n. 47 - NEOLIBERALISMO, TEORIA DO CAPITAL HUMANO E AVALIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.73335

Edição

Seção

Artigos