CARREIRA E REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES DA NOVA GESTÃO PÚBLICA (NGP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99675

Palavras-chave:

Carreira e remuneração docente; Nova Gestão Pública (NGP); accountability; valorização do professor.

Resumo

O artigo tem como objeto de análise a carreira e a remuneração de docentes da educação básica no contexto da Amazônia Legal brasileira, na perspectiva de verificar possíveis implicações da Nova Gestão Pública (NGP) na configuração da carreira e na composição da remuneração docente. O estudo é parte de pesquisa sobre as redes municipais de ensino das capitais dos nove Estados que compõem o referido território amazônico e demonstra os resultados em relação a três capitais: Boa Vista – RR;   Manaus – AM  e Rio Branco – AC. Com base em estudos documentais, conclui-se que as normativas de carreira e de remuneração docente nesses municípios têm sido alteradas visando à extinção de cargos, à incorporação de gratificações e, sobretudo, à adoção de pagamentos por  resultados educacionais, as bonificações ou premiações. Em Boa Vista, isso fica evidente com a criação dos Prêmios “Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima” e “Meritocracia”; em Manaus, do “Prêmio de Incentivo ao Cumprimento de Metas do Ensino Fundamental" e em Rio Branco, do “Prêmio de Qualidade da Aprendizagem” – PEQ, posteriormente convertido na “Gratificação de Incentivo à Aprendizagem”. Nessas capitais, verifica-se claramente a influência de princípios da Nova Gestão Pública (NGP) na gestão educacional como a meritocracia, a competitividade e a accountability, com importantes implicações para a (des)valorização docente. 

 

Biografia do Autor

Dalva Valente Guimarães Gutierres, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação. Professora Associada da UFPA. Belém, PA. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5157-6400 E-mail: dalva.valente@gmail.com

Joedson Brito dos Santos , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Educação.  Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, PB. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4394-9294 E-mail: joedson.brito@professor.ufcg.edu.br

Marilda de Oliveira Costa, Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Educação. Professora Titular na UFMT. Cáceres, MT. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6859-0041 E-mail: marildacosta532@gmail.com

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Gutierres, D. V. G., Brito dos Santos , J., & de Oliveira Costa, M. (2025). CARREIRA E REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES DA NOVA GESTÃO PÚBLICA (NGP). Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99675

Edição

Seção

Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias