O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
Política Educacional; Reforma do Ensino Médio; Projeto de Vida; Trabalho docente.Resumo
A Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), são resultado de um cenário político de intensas disputas por hegemonia que incidiram em mudanças significativas na estrutura e na oferta dessa etapa de ensino. No que se refere à organização curricular, a flexibilização imposta pela referida Reforma separou o currículo em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, abrindo espaço para a inserção de componentes curriculares sem objeto de estudo e campo científico reconhecido, como é o caso do componente curricular Projeto de Vida. Tal componente ganhou centralidade na atual Reforma, tornando-se eixo do currículo e componente curricular, com elevada carga horária, em diversos estados. Essas alterações curriculares têm trazido consequências para a organização do trabalho pedagógico com implicações diretas no trabalho docente, fato que se constitui como o objeto de interesse da presente pesquisa e tem como problema norteador: Como está acontecendo a implementação do componente curricular Projeto de Vida no ensino médio das escolas estaduais do Paraná? Quais os pressupostos formativos subjacentes e quais as possíveis implicações no trabalho docente da inserção deste componente nos currículos? Sendo assim, o objetivo da pesquisa é analisar as implicações do componente curricular Projeto de Vida para o trabalho docente na etapa do ensino médio no estado do Paraná. Para a apreensão do processo político e de seus determinantes nas políticas educacionais nacionais e locais, foi utilizada como inspiração metodológica a abordagem do Ciclo de Políticas, formulada por Stephen Ball e colaboradores (Mainardes, 2006). A pesquisa é de natureza qualitativa e a realização se deu em duas etapas. Na primeira, de cunho bibliográfico e análise documental, foi realizada a revisão de literatura e selecionados como fontes documentos oficiais internacionais, nacionais e estaduais. Na segunda, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores/as que atuam com o componente curricular Projeto de Vida em turmas do ensino médio de escolas estaduais do Núcleo Regional de Educação de Curitiba. A partir da análise das entrevistas foram criadas três categorias com base nas implicações observadas para o trabalho docente: Flexibilização curricular e a descaracterização do trabalho docente; Os processos de desintelectualização e controle do trabalho docente e Intensificação do trabalho docente e seus efeitos patológicos, que foram discutidas a partir de teóricos críticos da atualidade como Laval (2004), Harvey (2014) e Dardot e Laval (2016) e vários/as autores/as nacionais. Conclui-se que a inserção do componente curricular Projeto de Vida nos currículos do Ensino Médio, nos moldes da Reforma neoliberal, aprofunda de forma severa a descaracterização, a desintelectualização e a intensificação do trabalho docente, advindos principalmente da flexibilização curricular e do excessivo controle.
Referências
ZANLORENZI, Andreia. O componente curricular Projeto de Vida no novo ensino médio no estado do Paraná: uma análise das implicações para o trabalho docente. Ano, 2024 p. 215. Dissertação em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/94591 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
