ÁGUAS NAS AMAZÔNIAS: SUJEITOS DE DIREITOS E TERRITÓ-RIOS EDUCATIVOS – REFERÊNCIAS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99613

Palavras-chave:

Amazônias; Território; sustentabilidade; Direito à Educação; Direitos da Natureza.

Resumo

A nível global conhecemos a Amazônia pelas lentes do neoliberalismo, em que o capital nos mostra apenas uma dimensão voltada à fauna e à flora existentes nesse território. Este estudo objetiva refletir sobre as Amazônias das águas, bem como aprofundar discussões voltadas aos territórios de vida, em que a água é um elemento balizador, pois na Amazônia constituem-se em um ecossistema pedagógico de formação e de conexão de modos de vidas e saberes das comunidades e povos amazônidas. Nossa análise confronta, tensiona e busca desprender-se das epistemologias eurocêntricas que situam as águas como recurso natural e impede que as diferentes vozes das águas sejam ouvidas e tenham seu direito à vida e à educação reconhecidos. Importa-nos compreender as águas, assim como os seres humanos e não-humanos que com elas vivem, como sujeitos de direitos e constitutivos de territórios formativos nas múltiplas Amazônias. A maneira de tramar os sentidos, as apropriações e os usos das águas nas Amazônias, envolve diferentes ontologias políticas e práxis educativas, que podem referenciar a formulação de políticas educacionais que dialoguem com os territórios pluriversos das águas como espaços de formação que conectam a vida com o fazer educativo, contextualizado e territorializado.

Biografia do Autor

Salomão Mufarrej hage, universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA. Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2859-1346. E-mail: salomao_hage@yahoo.com.br

Edir Augusto Dias Pereira , universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia. Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA). Cametá, PA. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5570-107X. E-mail: edirdias@ufpa.br

Tristan McCowan , University College London

Doutor em Educação internacional. Professor na Universidade College London. Londres. Inglaterra. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0710-7519. E-mail: t.mccowan@ucl.ac.uk

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá

Doutora em educação. Professora na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Macapá, AP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4653-4000. E-mail: rkellysgomes@yahoo.com.br

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

hage, S. M., Dias Pereira , E. A., McCowan , T., & Gomes, R. K. S. (2025). ÁGUAS NAS AMAZÔNIAS: SUJEITOS DE DIREITOS E TERRITÓ-RIOS EDUCATIVOS – REFERÊNCIAS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99613

Edição

Seção

Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias