ÁGUAS NAS AMAZÔNIAS: SUJEITOS DE DIREITOS E TERRITÓ-RIOS EDUCATIVOS – REFERÊNCIAS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99613Palavras-chave:
Amazônias; Território; sustentabilidade; Direito à Educação; Direitos da Natureza.Resumo
A nível global conhecemos a Amazônia pelas lentes do neoliberalismo, em que o capital nos mostra apenas uma dimensão voltada à fauna e à flora existentes nesse território. Este estudo objetiva refletir sobre as Amazônias das águas, bem como aprofundar discussões voltadas aos territórios de vida, em que a água é um elemento balizador, pois na Amazônia constituem-se em um ecossistema pedagógico de formação e de conexão de modos de vidas e saberes das comunidades e povos amazônidas. Nossa análise confronta, tensiona e busca desprender-se das epistemologias eurocêntricas que situam as águas como recurso natural e impede que as diferentes vozes das águas sejam ouvidas e tenham seu direito à vida e à educação reconhecidos. Importa-nos compreender as águas, assim como os seres humanos e não-humanos que com elas vivem, como sujeitos de direitos e constitutivos de territórios formativos nas múltiplas Amazônias. A maneira de tramar os sentidos, as apropriações e os usos das águas nas Amazônias, envolve diferentes ontologias políticas e práxis educativas, que podem referenciar a formulação de políticas educacionais que dialoguem com os territórios pluriversos das águas como espaços de formação que conectam a vida com o fazer educativo, contextualizado e territorializado.
Referências
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.
ABREU, Francisco de Assis Matos; CAVALCANTE, Itabaraci Nazareno; MATTA, Milton Antônio da Silva. O Sistema Aqüífero Grande Amazônia – SAGA: Um Imenso Potencial de Água Subterrânea no Brasil (2013). Disponível em: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27831/18054. Acesso em: 04 abr. 2025
ALCOFF, Linda Martín. Uma epistemologia para a próxima revolução. Revista Sociedade e Estado, n. 1, 2016, p. 129-143.
ARTAXO, Paulo; SILVA-DIAS, Maria Faus.; ANDREAE, Meintat. O. O mecanismo da floresta para fazer chover. Scientific American Brasil, v.1, n.11, p.38-45, 2003.
BORDALO, Carlos Alexandre. O paradoxo da água na região das águas: o caso da Amazônia brasileira. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 21, n. 1, p. 120–137, 2017. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/107531. Acesso em: 19 ago. 2025.
BLASER, Mario. Uma outra cosmopolítica é possível? Revista de Antropologia da UFSCar, v. 10, n. 2, 2018, p. 14-42.
CARITAS BRASILEIRA. IV Grito das Águas reúne 42 comunidades das ilhas de Abaetetuba na comunidade São José Vilar. Disponível em: https://rn2.caritas.org.br/noticias/iv-grito-das-aguas-reune-42-comunidades-das-ilhas-de-abaetetuba-na-comunidade-sao-jose-vilar. Acesso em: 25 março. 2025.
CASTRO, Eduardo Viveiro de; DANOWSKI, Déborah; SALDANHA, Rafael (Orgs). Os Mil Nomes de Gaia: do Antropoceno à idade da Terra: Volume 1. Rio de Janeiro: Editora Machado, 2022.
DE LA CADENA, Marisol; BLASER, Mario. A world of many worlds. Durham: Duke University Press, 2018.
DE LA CADENA, Marisol. Cosmopolítica indígena nos Andes: reflexões conceituais para além da política. Maloca. Revista de Estudos Indígenas, v. 2, p. 1 – 37, 2019.
ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la tierra: nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. Medellín: Ediciones UNAULA, 2014.
FASE Amazônia: Dia Mundial da Água: FASE participa de ações em defesa das águas em diversos territórios. Disponível em: https://fase.org.br/pt/noticias/dia-mundial-da-agua-fase-participa-de-acoes-em-defesa-das-aguas-em-diversos-territorios/. Acesso em: 25 març. 2025.
FISHER, Jonah (2025) Project to suck carbon out of sea begins in UK. BBC. Disponível em https://www.bbc.co.uk/news/articles/cr788kljlklo. Acesso em: 25 abr. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia a Partir da Tribulação. Petrópolis: vozes, 1988
HAGE, Antonio Salomão mufarrej, PEREIRA, Edir Augusto Dias; BARROS, Oscar Ferreira;
LIMA, Marcos Vinicius Costa; CASTRO, Waldirene dos Santos; TAVERES, Guiomar Correa; RIBEIRO, Celso Alexandre; ARAUJO, Maria de Nazaré Cunha. Territorial Governance Collectives: Instrument of Formation, Production of Knowledge and Intervention for the Realization of Climate Justice in the Amazon. Transforming Universities for a Changing Climate,n. 16, 2023, p.1-19
HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthuluceno. São Paulo: n-1 edições, 2023.
IMBELLONI, Ana Caroline Pinheiro; FELIPPE, Miguel Fernandes. Ciclo Hidrossocial e o Reabastecimento Social das Águas: uma experiência na Comunidade Quilombola da Tapera (RJ). GEOgraphia, v. 22, n. 48, 2020, p. 260-269
ITO, Daniel. Reserva subterrânea da Amazônia pode abastecer o planeta por 250 anos. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2020-12/reserva-subterranea-da-amazonia-pode-abastecer-o-planeta-por-250-anos. Acesso em: 10 março. 2024.
LAVIANO, Eduardo. O paradoxo da água na Amazônia (2023). Disponível em: https://www.liberalamazon.com/pt-BR/meio-ambiente/news/o-paradoxo-da-agua-na-amazonia. Acesso em: 13 mai. 2024.
MACIEL, Rogerio Andrade. Sistema educativo radiofônico de Bragança: saberes da prática educativa na educação de jovens e adultos (1960- 1970). Dissertação (mestrado em educação) - Instituto de Ciência da Educação, Universidade Federal do Pará. Belém, 2014.
MCCOWAN, Tristan. Higher Education for and beyond the Sustainable Development Goals. London: Palgrave Macmillan, 2019.
MCCOWAN, Tristan. Universities and Climate Action. London: UCL Press, 2025.
MARENGO, José; TOMSASELLA, Javier; SOARES, Wagner Rodrigues; ALVES, Lincoln; NOBRE, Carlos. Extreme climatic events in the Amazon basin. Theoretical and Applied Climatology, n. 107, 2012, p. 73-85.
MOURA, Edila Arnaud Ferreira. Água e beber, Água de cozinhar, Água de Tomar Banho: Diversidade Socioambiental no Consumo da Água pelos Moradores da Várzea de Mamirauá, Estado Do Amazonas. Cad. Saúde Coletiva, n. 4, 2007, p. 501 – 516.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado exceção, política da morte. Trad. Renata Santini. São Paulo, 2018.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia: encruzilhada civilizatória. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.
ORR, David. Earth in Mind. Washington, DC: Island Press, 1994.
RODRIGUES, Jondison; RODRIGUES, Jovenildo Cardoso; DE LIMA, Ricardo Ângelo Pereira. Portos do agronegócio e produção territorial da cidade de Itaituba, na Amazônia Paraense. Geosul, n. 34, 2019, p. 356-381.
SAUVÉ, Lucie. Environmental education and sustainable development: A further appraisal. Canadian Journal of Environmental Education, n.1, 1996, p.7–34.
PEREIRA, Jullie. Mais da metade dos municípios da Amazônia passou 2024 inteiro em seca. Infomazonia, 2025. Disponível em: https://infoamazonia.org/2025/01/25/mais-da-metade-dos-municipios-da-amazonia-passou-2024-inteiro-em-seca/. Acesso em: 10 abr 2025.
YEMINI, Miri, ENGEL, Laura; BEN SIMON, Adi. Place-based education–a systematic review of literature. Educational Review, n. 77, 2025, p. 640-660.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
