APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TERRITÓRIOS DAS AMAZÔNIAS QUESTÕES PARA (RE)PENSAR AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

cuestiones para (re)pensar las políticas educacionales

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.102237

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Básica, Amazônias, Territórios, Diversidade

Resumo

O dossiê aborda as Políticas para a Educação Básica em territórios das Amazônias. Congrega oito estudos sobre políticas educacionais na singularidade das territorialidades geográficas, étnicas e culturais que compõem as Amazônias, caracterizadas como territórios educativos marcados por diversidades, desafios múltiplos e específicos para a formulação, implementação e avaliação dessas políticas, destacando as tensões entre a universalidade e a especificidade do direito à educação no Brasil. Assim, as temáticas abordadas têm como principal marcador a diversidade, tanto em seu conteúdo quanto em sua dimensão epistemológica e metodológica, para analisar as condições de oferta da educação básica, o seu financiamento e gestão, o controle social, a formação e remuneração dos docentes e a produção de conhecimento. Os textos adotam múltiplas perspectivas epistemológicas e metodológicas, combinando abordagens qualitativas, quantitativas e mistas (quanti-qualitativas). Utilizam, ainda, variados tipos de pesquisa, incluindo bibliográfica, documental, estatística e etnográfica. Há uma diversidade de dados que indicam as singularidades da oferta de educação na Amazônia brasileira e fornecem referências para a formulação e a implementação de políticas que sejam possibilitadoras da garantia do direito à educação em condições de equidade e qualidade com respeito às diferenças. Em suma, os estudos consideram que os territórios amazônicos ainda são marcados pela negação de direitos que recrudescem as desigualdades, sendo que a resistência passa pelo fortalecimento dos territórios e pela defesa de políticas diferenciadas.

Biografia do Autor

Rosana Maria Gemaque Rolim, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Pará. Pós-Doutorado em Educação. Belém, Pará. Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6475-0172. E-mail: rgemaque@uol.com.br

Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Maranhão. Pós-Doutorado em Educação. São Luís, Maranhão. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7222-8061. E-mail: cacilda.rc@ufma.br

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Amapá. Pós-Doutorado em Educação. Macapá, Amapá. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1153-0771. E-mail: andre@unifap.br.

Referências

BEHRING, Elaine Rossetti. Fundo público, valor e política social. São Paulo: Cortez, 2021. 288 p. ISBN 978-65-5555-051-1.

MALHEIRO, Bruno; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; MICHELOTTI, Fernando. Horizontes amazônicos: para repensar o Brasil e o mundo. 1. ed. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2021. 302 p. (Coleção Emergências). ISBN 978-65-990745-0-9.

MARQUES, Gilberto de Souza. Amazônia: riqueza, degradação e saque. São Paulo: Expressão Popular, 2019. 296 p. ISBN 978-85-7743-349-0.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado - fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: EdUSP, 2014. 136 p. (Coleção Milton Santos). ISBN 978-85-314-1044-4.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Rolim, R. M. G., Cavalcanti, C. R., & Guimarães, A. R. (2025). APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TERRITÓRIOS DAS AMAZÔNIAS QUESTÕES PARA (RE)PENSAR AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: cuestiones para (re)pensar las políticas educacionales. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.102237

Edição

Seção

Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias