APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM TERRITÓRIOS DAS AMAZÔNIAS QUESTÕES PARA (RE)PENSAR AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
cuestiones para (re)pensar las políticas educacionales
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.102237Palavras-chave:
Política Educacional, Educação Básica, Amazônias, Territórios, DiversidadeResumo
O dossiê aborda as Políticas para a Educação Básica em territórios das Amazônias. Congrega oito estudos sobre políticas educacionais na singularidade das territorialidades geográficas, étnicas e culturais que compõem as Amazônias, caracterizadas como territórios educativos marcados por diversidades, desafios múltiplos e específicos para a formulação, implementação e avaliação dessas políticas, destacando as tensões entre a universalidade e a especificidade do direito à educação no Brasil. Assim, as temáticas abordadas têm como principal marcador a diversidade, tanto em seu conteúdo quanto em sua dimensão epistemológica e metodológica, para analisar as condições de oferta da educação básica, o seu financiamento e gestão, o controle social, a formação e remuneração dos docentes e a produção de conhecimento. Os textos adotam múltiplas perspectivas epistemológicas e metodológicas, combinando abordagens qualitativas, quantitativas e mistas (quanti-qualitativas). Utilizam, ainda, variados tipos de pesquisa, incluindo bibliográfica, documental, estatística e etnográfica. Há uma diversidade de dados que indicam as singularidades da oferta de educação na Amazônia brasileira e fornecem referências para a formulação e a implementação de políticas que sejam possibilitadoras da garantia do direito à educação em condições de equidade e qualidade com respeito às diferenças. Em suma, os estudos consideram que os territórios amazônicos ainda são marcados pela negação de direitos que recrudescem as desigualdades, sendo que a resistência passa pelo fortalecimento dos territórios e pela defesa de políticas diferenciadas.
Referências
BEHRING, Elaine Rossetti. Fundo público, valor e política social. São Paulo: Cortez, 2021. 288 p. ISBN 978-65-5555-051-1.
MALHEIRO, Bruno; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; MICHELOTTI, Fernando. Horizontes amazônicos: para repensar o Brasil e o mundo. 1. ed. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2021. 302 p. (Coleção Emergências). ISBN 978-65-990745-0-9.
MARQUES, Gilberto de Souza. Amazônia: riqueza, degradação e saque. São Paulo: Expressão Popular, 2019. 296 p. ISBN 978-85-7743-349-0.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado - fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: EdUSP, 2014. 136 p. (Coleção Milton Santos). ISBN 978-85-314-1044-4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
