POLÍTICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM EGRESSOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95823Palavras-chave:
Iniciação Científica, Ensino Médio, EgressosResumo
Pesquisa de natureza bibliográfica que busca conhecer os jovens que têm se beneficiado da política de Iniciação Científica no Ensino Médio no Brasil, investigando os desdobramentos dessa participação nas trajetórias biográficas dos egressos, a fim de contribuir para a caracterização dos impactos da política. Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foram incluídas três teses de doutorado e três artigos que apresentaram relevância no âmbito da questão nuclear da pesquisa. Em relação à caracterização dos jovens egressos, constata-se predominância feminina e participação de jovens brancos e pardos. No entanto, são exíguas as informações sobre classe social, raça, identidade de gênero, participação de pessoas com deficiência, posições no mercado de trabalho, entre outros aspectos. Quanto aos impactos nas trajetórias biográficas, a ICJ é favorável à integração de conhecimentos no Ensino Médio, à promoção de aprendizagens multidimensionais e duradouras, à conclusão da etapa, ingresso e desempenho no curso superior, ao desenvolvimento da IC na graduação e ao ingresso na pós-graduação. Conclui-se que a ICJ, política recente no Brasil, contribui para a superação de lacunas associadas ao Ensino Médio, para a inclusão e ampliação da formação de jovens no universo da ciência e tecnologia e para o prolongamento das trajetórias de escolarização.Referências
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