ESTUDANTES TRABALHADORES: UM ESTUDO SOBRE FRUIÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ENTRE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99456

Palavras-chave:

Democratização do Ensino Superior, Estudantes Trabalhadores, Trajetórias Acadêmicas, Juventude

Resumo

Este estudo investiga a fruição no ensino superior entre estudantes trabalhadores da Universidade Federal do ABC (UFABC). A pesquisa busca compreender os desafios enfrentados por esses alunos na conciliação entre trabalho e estudo, analisando como essa dupla jornada impacta sua vivência acadêmica e suas oportunidades de aprendizado. A metodologia adotada combina revisão bibliográfica e análise qualitativa, com base em depoimentos e experiências relatadas pelos próprios estudantes. Os resultados indicam que a sobrecarga de responsabilidades compromete a dedicação aos estudos e a participação em atividades extracurriculares, mas também evidencia a resiliência dos alunos diante desse cenário. O estudo reforça a necessidade de políticas institucionais mais inclusivas, que considerem as especificidades desse grupo e promovam condições equitativas para sua permanência e desempenho acadêmico.

 

Biografia do Autor

Walton Nascimento da Trindade, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestre em Políticas Públicas. Estudante da Universidade Federal do ABC. São Bernado do Campo, SP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-3253-2102. E-mail: walton.nascimento@ufabc.edu.br

Maria Luiza Levi Pahim, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutora em Medicina Preventiva. Professora da Universidade Federal do ABC. São Bernado do Campo, SP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2298-4162.  E-mail: levi.maria@ufabc.edu.br

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Publicado

2025-11-24

Como Citar

Trindade, W. N. da, & Pahim, M. L. L. (2025). ESTUDANTES TRABALHADORES: UM ESTUDO SOBRE FRUIÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ENTRE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99456

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Artigos