BASE LEGAL, PERFIL E TENDÊNCIAS DA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99070

Palavras-chave:

Educação infantil, Gestão democrática, Política educacional

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo compreender a especificidade da gestão escolar da educação infantil (EI) no Brasil a partir da sua base legal, das pesquisas acadêmicas sobre o assunto e dos dados do Censo Escolar. Utilizando como referencial teórico a perspectiva de democracia procedimental de Bobbio (2015), a concepção democrática de gestão das escolas como princípio e método de Souza (2023) e as especificidades da EI discutidas por autoras como Correa (2006) e Monção (2021), a pesquisa, embora fundamentada em uma abordagem quantitativa, não se furtou à análise qualitativa dos resultados. A triangulação entre as pesquisas sobre gestão da educação infantil, a base legal e o perfil das escolas e dirigentes escolares foram realizadas a partir da exploração de dados do Censo Escolar de 2019, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Políticas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados evidenciaram que a gestão escolar da educação infantil enfrenta grandes desafios para a sua democratização, que perpassam desde a existência de órgãos colegiados, a formação especializada de dirigentes escolares, até aspectos específicos da educação infantil que não são coletados nos dados, mas que foram trabalhados na revisão de literatura. Além disso, questões como a participação das crianças e o fortalecimento da relação entre a escola e a família foram importantes para a análise. Todos os resultados têm desafios aprofundados quando se consideram as indicações nas escolares privadas conveniadas.

 

Biografia do Autor

Danieli D' Aguiar Cruzetta, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB. Brasil. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-4708-7807. E-mail: cruzettadanieli@gmail.com.

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

Cruzetta, D. D. A. (2025). BASE LEGAL, PERFIL E TENDÊNCIAS DA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99070

Edição

Seção

Artigos