RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE E BONIFICAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE NÃO LECIONAM DISCIPLINAS AVALIADAS NO SAEPE
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96386Palavras-chave:
Política Educacional, Responsabilização, BDEResumo
Este estudo pretende compreender a percepção dos professores que não lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática sobre a responsabilização docente atrelada ao ganho do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). A pesquisa toma como campo de estudo a política educacional pernambucana. Com metodologia qualitativa, foi realizada análise documental e foram aplicadas entrevistas a 18 professores, utilizando a análise de conteúdo como técnica para analisar os dados. Os resultados revelaram que as consequências das ações dessa política estão no estreitamento curricular e no processo de hierarquização entre disciplinas. Ainda foi possível entender se os professores se veem trabalhando em função do (BDE), na medida em que se sentem responsáveis pelo resultado da escola e, por isso, utilizam estratégias para alcançar as metas a todo custo.
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 13, pp 13-29, jul. 2009. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/545. Acesso em: 13 de jan. 2021.
BALL, Stephen J. Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, pp. 1105-1126, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000400002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: jan. 2021.
BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, pp. 373-388, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v38n2/aopep633.pdf. Acesso em: 27 de jan. 2020.
FREITAS, Luiz Carlos de. Políticas públicas de responsabilização na educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, pp. 345-351, abr./jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=. Acesso em: 29 de maio 2020.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, pp. 1085-1114, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01085.pdf. Acesso em: 15 de dez. 2019.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Editora Boitempo, 2019.
LIRA, Ildo Silva de; MARQUES, Luciana Rosa. Responsabilização educacional no contexto da gestão por resultados: uma análise da experiência pernambucana (2007-2014). In: SANTOS, A. L. F. dos; ANDRADE, E. F. de; MARQUES, L. R. (Orgs.) Políticas educacionais no estado de Pernambuco: discursos, tensões e contradições. Recife: Ed. UFPE, 2019.
LIMA, José Mawison Cândido de. Jogando com as regras do jogo: o que é falado e o que é silenciado através das avaliações externas SAEPE nas EREM da Rede Pública do estado de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
MELO, Danila Vieira. “Quando vai falar de IDEPE, você fala de bônus” – as influências do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) nas escolas estaduais. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
MARQUES, Luciana Rosa; MENDES, Juliana Camila Barbosa; MARANHÃO, Iágrici Maria de Lima. A nova gestão pública no contexto da educação pernambucana e a qualidade educacional. Revista RBPAE, Brasília, v. 35, n. 2, p. 351-367, maio/ago. 2019.
NÓBREGA, S. A. Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para Educação: mudanças no trabalho docente e valorização profissional na rede estadual de Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
OLIVEIRA, Marcos Barbosa de. A estratégia dos bônus: três pressupostos e uma consequência. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 419-433, nov. 2009/fev. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/qPNMxvkRG7DqsYKfCFtSrLN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2021.
SANTOS, Ana Lúcia Felix dos; ANDRADE, Edson Francisco de; MARQUES, Luciana Rosa (Org.). Políticas educacionais no estado de Pernambuco: discursos, tensões e contradições. Apresentação. Recife: Ed. UFPE, 2019.
SANTOS, Laurecy Dias dos. A política de bonificação/premiação e gestão escolar: um estudo sobre Pernambuco e Paraíba. 2019. Tese (Doutorado em Educação). —Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
