RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE E BONIFICAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE NÃO LECIONAM DISCIPLINAS AVALIADAS NO SAEPE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96386

Palabras clave:

Política Educacional, Responsabilização, BDE

Resumen

Este estudo pretende compreender a percepção dos professores que não lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática sobre a responsabilização docente atrelada ao ganho do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). A pesquisa toma como campo de estudo a política educacional pernambucana. Com metodologia qualitativa, foi realizada análise documental e foram aplicadas entrevistas a 18 professores, utilizando a análise de conteúdo como técnica para analisar os dados. Os resultados revelaram que as consequências das ações dessa política estão no estreitamento curricular e no processo de hierarquização entre disciplinas. Ainda foi possível entender se os professores se veem trabalhando em função do (BDE), na medida em que se sentem responsáveis pelo resultado da escola e, por isso, utilizam estratégias para alcançar as metas a todo custo.

Biografía del autor/a

Viviane Rauane Bezerra Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Recife, PE. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3232-5515. E-mail: viviane.rauane@ufpe.br

Ana Lúcia Felix dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1040-2156 E-mail: ana.fsantos@ufpe.br.

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Publicado

2025-04-28

Cómo citar

Silva, V. R. B., & Santos, A. L. F. dos. (2025). RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE E BONIFICAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE NÃO LECIONAM DISCIPLINAS AVALIADAS NO SAEPE. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96386

Número

Sección

Artigos