O CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEF/FUNDEB EM TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES

lo que revelan las tesis y disertaciones

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99543

Palavras-chave:

Financiamento da Educação, Conselho do Fundeb, Conselho de Acompanhamento e Controle Social, CACS, Fundef/Fundeb

Resumo

O artigo apresenta um panorama da produção acadêmica sobre os Conselhos do Fundef/Fundeb em estados e municípios do Território Amazônico e analisa a atuação dos referidos conselhos no exercício do controle social. Trata-se de um estudo de revisão baseado em quatro teses e 14 dissertações coletadas em bancos digitais especializados que contemplaram os CACS do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, sendo 104 municipais e dois estaduais, no período de 2003 a 2024. Na sistematização dos objetivos e das questões orientadoras das teses e dissertações, identificaram-se quatro principais categorias: 1) atuação; 2) participação, representação e composição; 3) organização e funcionamento; e 4) avanços, limites e possibilidades. Os resultados indicam que a atuação dos CACS investigados é centrada nos recursos do Fundeb, com dificuldades relacionadas ao acesso aos documentos sobre a aplicação dos recursos; à regularidade de reuniões e de frequência dos conselheiros; à formação para o exercício das funções; à falta de condições estruturais e materiais; à maior presença dos interesses do Poder Público no Colegiado, entre outras. Este conjunto de obstáculos leva a maioria dos CACS analisados a um trabalho burocrático. Conclui-se que os problemas afetam a eficácia e a legitimidade dos colegiados dos territórios amazônicos, mas não minimizam a importância dos conselhos, visando à democratização da gestão e à correta aplicação dos recursos do Fundef/Fundeb.

Biografia do Autor

Rosana Evangelista da Cruz, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação.  Professora Titular na Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI. Brasil. Orcid:  http://orcid.org/0000-0002-8341-0835. E-mail: rosanacruz@ufpi.edu.br

Marilene da Silva Feijão Pereira, Universidade Federal do Pará e Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua/PA

Doutora em Educação. Docente da Educação Básica de Ananindeua e Especialista em Educação (Seduc/PA). Belém, PA. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3909-9047. E-mail: marilene.pereira@iced.ufpa.br

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

Cruz, R. E. da, & da Silva Feijão Pereira , M. (2025). O CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEF/FUNDEB EM TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES: lo que revelan las tesis y disertaciones. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99543

Edição

Seção

Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias