A ATUAÇÃO DE CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: QUANDO O LEGALISMO ORIENTA AS DECISÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95559

Palavras-chave:

Conselhos de Educação, Direito à Educação, Qualidade da educação.

Resumo

O texto apresenta análise a respeito da atuação de Conselhos Estaduais de Educação durante a pandemia da Covid-19. O recorte geográfico está circunscrito na região sul, tendo os encaminhamentos dos órgãos normativos como foco de análise. Com base na perspectiva materialista histórico-dialética, as análises documentais indicam que as medidas emitidas estiveram vinculadas ao legalismo quanto ao cumprimento de carga horária, sem a necessária garantia do direito à educação de qualidade para a classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Simone Fátima Flach, UEPG

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Educação e do Programa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Ponta Grossa, PR. Brasil.  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9445-0111 E-mail: sfflach@uepg.br

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Publicado

2025-01-30

Como Citar

Flach, S. F. (2025). A ATUAÇÃO DE CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: QUANDO O LEGALISMO ORIENTA AS DECISÕES. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95559

Edição

Seção

Artigos