AS MUDANÇAS DA BNCC DO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA: UM OLHAR SOBRE O ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98719Palavras-chave:
Políticas curriculares, ensino de Geografia, Base Nacional Comum CurricularResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se apresenta como um documento de caráter normativo que define um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica (BRASIL,2018). Porém, a BNCC não é um documento que atua de forma isolada. Para que seja posta em prática, é necessário que os estados construam os seus próprios referenciais curriculares, sendo estes pensados e elaborados a partir das diretrizes do documento. Contudo, ao longo do processo de construção, muitos acontecimentos ocorreram que definiram as características da referida base curricular. Alguns exemplos destes episódios são: a destituição da equipe de Geografia da segunda para a terceira versão, sem que ao menos a primeira equipe tivesse sido procurada para dar seguimento ao trabalho que vinha sendo feito; um conjunto de manifestações contrárias ao documento da BNCC, em especial na última versão, sendo feito por professores e estudantes que criticavam a forma antidemocrática que ocorreu a elaboração da Base Nacional Comum Curricular; e a volta da utilização de competências e habilidades como práticas metodológicas, metodologia essa já amplamente criticada por pesquisadores da área desde a década de 1990. No entanto, mesmo em meio a essas manifestações, a BNCC foi estabelecida e, a partir de 2018, se inicia o processo de adequação dos currículos escolares às novas normas. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da BNCC no currículo da Geografia do Ensino Médio do estado do Paraná. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa. Para isso, utilizam-se como principais fontes de pesquisa documentos e dispositivos normativos oficiais bem como pesquisas científicas da área. Buscou-se analisar o conteúdo e os pressupostos subjacentes desses documentos, tendo como horizonte as implicações para o campo da Geografia. Como resultado destes processos, constatou-se que ocorre a consolidação de uma Geografia de caráter acrítico, tecnicista e com temáticas que são abordadas sem o devido aprofundamento, típica dos currículos por competências, de viés mercadológico; além disto, também constatou-se a perda da identidade da Geografia, gerando um processo de descaracterização da disciplina, pois a forma como ela está apresentada e o contexto em que está inserida contribuem para a formação de uma disciplina que não dialoga de forma produtiva com sua epistemologia e que dilui os saberes geográficos na grande área das ciências humanas e sociais aplicadas.
Referências
GERMANO, Gabriel de Lima. As mudanças da BNCC no Ensino Médio no Currículo da Geografia: Um olhar sobre o estado do Paraná. 2023, 148 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa e Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPR_265b1f6fcd8c829a062e4e0d769cf668
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
