“É BEM LIMITADA A VISÃO DE FUTURO QUE ELES TÊM...” POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96871Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Educação Cidadã Integral, SocioeducaçãoResumo
O presente artigo discute o sistema socieducativo a partir do Programa Escola Cidadã Integral instituído na Paraíba. O objetivo consistiu em analisar a política curricular da educação integral atuada (Ball, Maguine; Braun, 2016) em uma instituição socioeducativa feminina em João Pessoa/PB. Vamos explorar as maneiras pelas quais diferentes tipos de políticas são interpretadas, traduzidas e/ou reconstruídas, a partir das redes formadas cotidianamente na instituição investigada. Para condução da pesquisa, utilizamos o enfoque qualitativo de cunho exploratório, as conversas como caminho metodológico (Ribeiro, Souza e Sampaio, 2018) e a análise documental. O referencial epistemetodológico adotado partiu da abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores (Bowe; Ball; Gold, 1992; Ball, 1994), com ênfase no contexto da prática, incorporando as dimensões contextuais da Teoria de Atuação de Ball, Maguire e Braun (2016) para análise dos achados. Através de conversas com os atores (docentes, gestora, coordenadora e supervisora) da instituição e de suas partilhas de experiências/vivências, conhecimento e informações, podemos visibilizar suas criações curriculares e os modos de existir que divergem da política educacional proposta. Por isso, falar sobre cotidiano escolar e currículo implica acompanhar movimentos que vão transformando a cultura da escola, fortalecendo a criação coletiva e individual, ou seja, questionar os ‘possíveis’ do coletivo inseridos naquele território e, com isso, possibilitar reflexões sobre a constituição das dimensões contextuais da atuação da política: contextos situados, culturas profissionais, contextos materiais e contextos externos. Após o término da pesquisa, é possível observarmos que as redes de conversações estabelecidas no cotidiano escolar potencializam as problematizações coletivas, pois incidem nos múltiplos contextos cotidianos. Destacamos que existe restrição à atuação dos docentes devido à infraestrutura, à gestão da política na rede estadual, ao sistema a que os(as) docentes, adolescentes e jovens são submetidos e à própria cultura organizacional da escola. Porém, evidenciamos que a política curricular atuada pelos sujeitos que estão na escola transborda, rompe, escancara, afronta as desigualdades vivenciadas cotidianamente que ousam existir em situações tão adversas.
Referências
BALL, Stephen John. MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BALL, Stephen. John. Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna. Journal of Education Policy, London, v. 9, n. 2, p. 1- 29. 1994.
BOWE, Richard.; BALL, Stephen John.; GOLD, Anne. Reforming Education and Changing Schools: Case Studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992. 188 p.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Por uma Pedagogia da Presença. Brasília: Ministério da Ação Social, 1991.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução: Lígia M. P. Vassalo. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
HONORATO, Rafael Ferreira de Souza; ALBINO, Ângela Cristina Alves; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. Educação Integral No Sistema Socioeducativo: O Currículo Como Redes De Significações Discursivas. Revista Teias, v.20, n. 59. out./dez. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/47463. Acesso em: 13 fev. 2024.
HONORATO, Rafael Ferreira de Souza; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; RAMOS, Letícia. Influências, governança, redes de políticas e a organização da Educação Integral em Pernambuco. In: RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; ALBINO, Ângela Cristina Alves; SÜSSEKIND, Maria Luiza (org.). Democracia, educação e políticas curriculares nas pesquisas com currículos. João Pessoa: Editora UFPB, 2020, v. 1, p. 181–207.
HONORATO, Rafael Ferreira de Souza.; A política de currículo do programa de educação cidadã integral para o atendimento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. 2022, 125 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Paraíba, 2022.
ROCHA , Abigail Sales daCosta; NASCIMENTO, Jéssyca Priscylla. de Oliveira; HONORATO, Rafael Ferreira de Souza; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. Vivências curriculares de educação integral na socioeducação na Paraíba. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 26–42, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082. Acesso em: 13 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
