FORMALISMO JURÍDICO E OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO DF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96619

Palavras-chave:

Educação Básica, Direito à Educação, Formalismo jurídico, Política de escolarização, Mecanismos de exclusão escolar

Resumo

ste artigo científico analisa como o direito à Educação é subtraído no processo de implementação da política de escolarização destinada a estudantes/socioeducandos privados de liberdade, nas Unidades de Internação Socioeducativa do Distrito Federal. Apreende-se as contradições entre a política formal, descrita na legislação, e a política materializada no cotidiano das escolas. Para isso, analisa-se como é o acesso dos estudantes/socioeducandos às atividades escolares durante o cumprimento da medida socioeducativa de internação. Parte-se do Método Histórico-Dialético e de dados empíricos para apreender como as políticas para educação básica e as medidas socioeducativas reproduzem as relações de produção materiais e sociais. A investigação aponta que persistem os mecanismos de restrição do direito à Educação; que os gestores e profissionais naturalizam os mecanismos de subtração do acesso e da permanência na escola; e que o formalismo jurídico ordena a igualdade na lei, mas encobre e dissimula a restrição do direito à Educação, na sociabilidade capitalista.

Biografia do Autor

Liana Correia Roquete Albuquerque, Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania - SEJUS/GDF

Doutora em Educação. Especialista Socioeducativo na Secretaria de Estado de Justiça do DF – Sejus. Brasília, DF. Brasil.  Orccid: https://orcid.org/0000-0002-7744-3673. E-mail: liana.roquete@gmail.com

Maria Abádia da Silva, Universidade de Brasília - UnBFaculdade de Educação.

Doutora em Educação. Professora na Universidade de Brasília – UnB. Brasília, DF. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8605-3805. E-mail: abadiaunb@gmail.com

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Albuquerque, L. C. R., & da Silva, M. A. (2025). FORMALISMO JURÍDICO E OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO DF. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96619

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas