O CONTINGENCIAMENTO E O DESFINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (2011- 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95820

Palavras-chave:

Política pública, Financiamento da Educação, Contingenciamentos de recursos, Desfinanciamento, Educação superior pública.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa que objetivou avaliar o processo do contingenciamento de recursos ocorridos na Universidade Federal de Goiás, tendo como desdobramento o desfinanciamento de recursos públicos no marco temporal de 2011 a 2022. Por meio da pesquisa bibliográfica, documental e empírica, analisamos as fragilidades das políticas públicas educacionais no que se refere aos recursos financeiros para a efetivação de suas ações. O estudo relacionou fatores sociais, políticos e econômicos, na observação dos aspectos do contingenciamento, tendo como principal fator o desfinanciamento de recursos, ocorridos durante o período do estudo. A compreensão dos casos gerais do contingenciamento é crucial para desenvolver soluções mais eficazes para os desafios enfrentados pelo sistema educacional, e esta análise contribui para compreender as implicações sociais e econômicas mais amplas. Os dados orçamentários e financeiros foram obtidos pelo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), os quais foram analisados considerando o contexto histórico. Os resultados revelaram que o contingenciamento de recursos para a educação superior, no período investigado, enquanto prática de uma política governamental de redução de gastos, levaram ao desfinanciamento da educação superior nos anos seguintes, evidenciando a contradição da busca da qualidade da educação superior pública e da função social das universidades.

Biografia do Autor

Valéria Gouveia do Carmo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação. Pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO. Brasil Orcid: 0000-0003-1676-6679 E-mail: valleriagouveia@gmail.com

Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita, Pontifícia \universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação. Professora) na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO. Brasil Orcid: 0000-0003-4452-0801.  E-mail: mcristinadm@yahoo.com.br

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Ferreira, V. G. do C., & Dutra Mesquita, M. C. das G. (2025). O CONTINGENCIAMENTO E O DESFINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (2011- 2022). Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95820

Edição

Seção

Artigos