ASSOCIAÇÕES ENTRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E O ENEM NO CENÁRIO INTERESTADUAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99747Palavras-chave:
ENEM, Políticas Públicas, IDH, Tamanho da População, Modelos MultiníveisResumo
Um dos papéis centrais do ENEM enquanto política pública é a democratização do acesso ao ensino superior. Neste artigo, medem-se as associações entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por estado e o tamanho das populações estaduais com o desempenho no ENEM. Metodologicamente, análises descritivas e modelos multiníveis foram usados, além do controle dos modelos por variáveis individuais e socioeconômicas. Os resultados indicaram que residir em um estado com IDH alto pode ser um fator importante para o acesso à universidade, especialmente em cursos mais concorridos. O tamanho da população estadual não está associado ao desempenho no ENEM. Uma breve discussão sobre o ENEM como política pública encerra o artigo.
Referências
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia Pereira. Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, [S. l.], v. 4, n. 7, 2016, p. 49–82. DOI: 10.20336/rbs.150. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/rbs/article/view/181. Acesso em: 11 abr. 2025.
BATES, Douglas; MÄCHLER, Martin; BOLKER, Ben; WALKER, Steve. Fitting Linear Mixed-Effects Models Using lme4. Journal of Statistical Software, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015, p. 1–48. Disponível em: https://www.jstatsoft.org/index.php/jss/article/view/v067i01. Acesso em: 11 abr. 2025.
CASTRO, Lívia Arruda; TALEIRES, Flávia Cristina da Silva Sousa; SILVEIRA, Samara Silva. Índice de desenvolvimento humano em municípios que possuem sistema integrado de saneamento rural: uma análise comparativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 1, 2021, p. 351–357. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/xmC3R6p8LtQqVkPy9QkzYqP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 abr. 2025.
DE QUEIROZ, Dimas de Barreto; DOS SANTOS, Djones Derkyan Teixeira; DE MORAIS, Lívia Maria Freire; DE SOUSA, Rossana Guerra. Determinantes do endividamento público: um estudo nos estados brasileiros. XVIII USP International Conference in Accounting, 2018. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/18UspInternational/ArtigosDownload/1005.pdf. Acesso em: 11 abr. 2025.
DUTRA, Catherine Chiappin. Avaliação do índice de desenvolvimento humano como indicador no estabelecimento de políticas públicas na cidade de Caxias do Sul, 2019. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.
FONSECA JÚNIOR, Manoel Costa; PORTILHO, Evelise Maria Labatut; BARROS, Manoel Joaquim Fernandes de; FIALHO, Sérgio Hage; QUINTANILHA, Luiz Fernando. Educação Básica: o desequilíbrio da aglomeração privada em regiões desenvolvidas e a necessidade de investimento público nas carentes. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 1, 2024, p. 42–60. Disponível em: https://www.revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10869. Acesso em: 12 abr. 2025.
FREITAS, Alan Araújo. Bem-estar e estratificação social no Brasil contemporâneo. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, [S. l.], v. 9, n. 22, 2021, p. 196–221.. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/rbs/article/view/634. Acesso em: 4 jul. 2025.
GROPPO, Mônica Feresini. Influência do tamanho da população, IDH e PIB na mortalidade por Covid-19 na região sudeste do Brasil, 2021. Tese (Doutorado em Odontologia). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, São Paulo, 2021.
HOX, JOOP; MOERBEEK, Mirjam; VAN DE SHOOT, Rens. Multilevel analysis: Techniques and applications, 2017. Routledge.
KROPIWIEC, Maria Volpato; FRANCO, Selma Cristina; AMARAL, Augusto Randüz do. FATORES ASSOCIADOS À MORTALIDADE INFANTIL EM MUNICÍPIO COM ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ELEVADO. Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 4, 2017, p. 391–398. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/x84JKrDFxCyfWGHKxwx8cFQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2025.
MAIA, Flora de Paula Gonçalvez Holanda; KARRUZ, Ana Paula. “ENEM, Chego Junto, Chego Bem”: Promoção da transição para a educação superior nas escolas estaduais do Ceará, Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 31, n. 18, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.31.7183. Acesso em: 12 abr. 2025.
MORAES, Caroline Ponce de; PERES, Rodrigo Tosta; BARBOSA, Tereza; PEDREIRA, Carlos Eduardo. Efeito escola a partir de indicadores educacionais: análise entre escolas públicas e privadas no ENEM. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 14, n. 42, p. 67-93, 2022a. ISSN 2175-2753. Disponível em: <https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3625>. Acesso em: 12 abr. 2025.
MORAES, Caroline Ponce de; PERES, Rodrigo Tosta; BARBOSA, Maria Teresa Serrano; PEDREIRA, Carlos Eduardo. Equidade e Desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio: Um Estudo sobre Sexo e Raça nos Municípios Brasileiros. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. v. 30, n. 68, 2022b. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.30.6971. Acesso em: 12 abr. 2025.
MORAES, Caroline Ponce de; PERES, Rodrigo Tosta. Reflexões sobre diferenças de desempenho no ENEM: Uma análise socioeconômica e escolar do Sudeste do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 16, e85377, 2022. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-19692022000100117&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 abr. 2025. Epub 30-Maio-2023. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.85377.
MORAES, Caroline Ponce de; PERES, Rodrigo Tosta; PEDREIRA, Carlos Eduardo. Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 12, n. 35, 2021, p. 635–658. DOI: 10.26514/inter.v12i35.5785. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5785. Acesso em: 12 abr. 2025.
OLIVEIRA, Andrea Barros Carvalho. O Enem como processo seletivo para o ensino superior: algumas considerações sobre a democratização do acesso e sobre o construto do exame. Jornal de Políticas Educacionais, [S. l.], v. 9, n. 17/18, 2015. DOI: 10.5380/jpe.v9i17/18.40721. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/40721. Acesso em: 12 abr. 2025.
OLIVEIRA, Felipe Resende; RAPOSO, Isabel Pessoa de Arruda; SILVA, José Lucas Barros Amâncio da. O comportamento familiar pode afetar o desempenho escolar e aspirações futuras dos estudantes de raças distintas?. Economia e Sociedade, v. 32, n. 3, 2023, p. 669–689. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ecos/a/QSqjkYs4w6jTVVnkgMZmwPR/?lang=pt. Acesso em: 04 jul. 2025.
PENNA, Christiano, LINHARES, Fabrício; CARVALHO, Eveline. Análise das disparidades de bem-estar entre os estados do Brasil. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 43, n. 1, 2013, p. 51–78. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ee/a/xVQTVtF5kfWBKPx8jYSQRnq/?lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2025.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2021. Disponível em: https://www.R-project.org/. Acesso em: 11 abr. 2025.
SENKEVICS, Adriano Souza. De Brancos para Negros? Uma Análise Longitudinal da Reclassificação Racial no Enem 2010-2016. Dados, v. 65, n. 3, p. e20190088, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/KS9p9Mvbz83j8tYx45S7N4m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2025.
SILVA, Anderson Paulino da; ROSISTOLATO, Rodrigo. Participação no ENEM: desigualdades no contexto das escolas públicas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 37, n. 3, p. 1506-1532, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111559. Acesso em: 12 abr. 2025.
SOUZA, Karina Ribeiro Galvão. Um estudo sobre o desempenho das escolas públicas do DF sob o ponto de vista do ENEM. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, Universidade Católica de Brasília, Distrito Federal, 2019.
TRAVITZKI, Rodrigo. ENEM: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar. 2013, Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
TRAVITZKI, Rodrigo; FERRÃO, Maria Eugénia; COUTO, Alcino Pinto. Desigualdades educacionais e socioeconómicas na população brasileira pré-universitária: Uma visão a partir da análise de dados do ENEM. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 74, 2016. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/2199/1799. Acesso em: 12 abr. 2025.
ZUBA, Márcio Eduardo. A energia elétrica como instrumento de desenvolvimento humano e o desafio ao plano nacional de energia brasileiro. 2017, Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
