ASSOCIAÇÕES ENTRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E O ENEM NO CENÁRIO INTERESTADUAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99747

Palavras-chave:

ENEM, Políticas Públicas, IDH, Tamanho da População, Modelos Multiníveis

Resumo

Um dos papéis centrais do ENEM enquanto política pública é a democratização do acesso ao ensino superior. Neste artigo, medem-se as associações entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por estado e o tamanho das populações estaduais com o desempenho no ENEM. Metodologicamente, análises descritivas e modelos multiníveis foram usados, além do controle dos modelos por variáveis individuais e socioeconômicas. Os resultados indicaram que residir em um estado com IDH alto pode ser um fator importante para o acesso à universidade, especialmente em cursos mais concorridos. O tamanho da população estadual não está associado ao desempenho no ENEM. Uma breve discussão sobre o ENEM como política pública encerra o artigo.

Biografia do Autor

Carolina Telles Gusmão, CEFET/RJ

Ensino Médio. Graduanda de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-2009-1608. E-mail: carolina.gusmao@aluno.cefet-rj.br.

Luana Nascimento Dante, CEFET/RJ

Ensino Médio. Graduanda em Engenharia de Produção no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-9699-9391. E-mail: luana.dante@aluno.cefet-rj.br.

Caroline Ponce de Moraes, CEFET/RJ

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação. Professora em Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1564-7467. E-mail: caroline.moraes@cefet-rj.br.

Rodrigo Tosta Peres, CEFET/RJ

Doutor em Engenharia Elétrica. Professor em Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6518-8265. E-mail: rodrigo.peres@cefet-rj.br.

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Publicado

2025-11-24

Como Citar

Gusmão, C. T., Dante, L. N., Moraes, C. P. de, & Peres, R. T. (2025). ASSOCIAÇÕES ENTRE O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E O ENEM NO CENÁRIO INTERESTADUAL BRASILEIRO . Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99747

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