O Enem como processo seletivo para o ensino superior: algumas considerações sobre a democratização do acesso e sobre o construto do exame

Autores

  • Andrea Barros Carvalho Oliveira Instituto de Estudos da Linguagem-Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.40721

Palavras-chave:

educação, políticas educacionais, políticas de avaliação da educação

Resumo

O Enem, criado inicialmente para avaliar os egressos da educação básica, tem desempenhado um papel central nas políticas governamentais destinadas ao nível superior. Neste artigo, analisamos o uso do exame como processo seletivo unificado levando em conta dois aspectos: a validade do exame, relacionada ao construto de competências e habilidades apresentado em sua matriz de referência; o papel do mesmo na democratização do acesso às vagas e no estímulo à mobilidade acadêmica. Concluiu-se que embora o conceito de competências diferencie o Enem dos vestibulares tradicionais, faltam estudos de validade que evidenciem a eficácia do exame (Primi e cols, 2001, Vianna, 2003 e Azanha, 2006). As ações destinadas à democratização do ensino superior, nas quais se inclui a adoção do Enem como processo seletivo, têm se mostrado insuficientes para promover a igualdade de oportunidades educacionais devido às discrepâncias no nível dos estudantes motivadas por diversos fatores, entre eles a baixa qualidade da educação básica oferecida na rede pública.

Biografia do Autor

Andrea Barros Carvalho Oliveira, Instituto de Estudos da Linguagem-Unicamp

Professora de inglês para os níveis fundamental e médio na rede privada desde 1997. Formada em Letras-Inglês pela UNesp de São José do Rio Preto. Mestre em Linguística Aplicada na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras pela Unicamp; doutoranda na mesma área.

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Publicado

2016-05-18

Como Citar

Oliveira, A. B. C. (2016). O Enem como processo seletivo para o ensino superior: algumas considerações sobre a democratização do acesso e sobre o construto do exame. Jornal De Políticas Educacionais, 9(17/18). https://doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.40721

Edição

Seção

Artigos