“NADA É FÁCIL NESSA VIDA”: DESIGUALDADES (SOCIO)EDUCACIONAIS NAS PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96341

Palavras-chave:

Medidas socioeducativas, Desinserção escolar, Valor social da educação, Percepções sociais sobre Escola e Educação, Desigualdades educacionais.

Resumo

O artigo é parte de uma investigação mais ampla, que pretende estudar as relações entre adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e a educação escolar. Mais especificamente, foram analisadas as trajetórias escolares desses adolescentes e suas percepções sobre esta experiência. A investigação buscou situar os adolescentes em termos de um eventual afastamento das instituições escolares, processo que denominamos “desinserção escolar”, e analisou os valores e as representações sobre o papel da escola e da educação evocados pelos interlocutores. Como principal base empírica, foi realizada uma entrevista coletiva aplicada a um grupo de adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internação na cidade do Rio de Janeiro. Como resultados, observamos percepções depreciativas sobre a experiência escolar, acionadas por trajetórias educacionais erráticas, marcadas por expulsões irregulares, fracassos sucessivos, discriminações e estigmatizações. Em segundo lugar, foi possível notar nos discursos certa percepção sobre dificuldades relativas e contextos desfavoráveis, quando remetem a uma representação social da escola pública, atualizada por suas experiências particulares e continuamente retroalimentadas por cada nova vivência negativa.

Biografia do Autor

Mariana Tafakgi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Mestre em Ciências Sociais. Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Rio de Janeiro, RJ.  Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9120-0419. E-mail: mari.tafakgi14@gmail.com

Eduardo Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Sociais. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2269-1693. E-mail: eduardoribeirobr@gmail.com

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Tafakgi, M., & Ribeiro, E. (2025). “NADA É FÁCIL NESSA VIDA”: DESIGUALDADES (SOCIO)EDUCACIONAIS NAS PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96341

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas