“NADA É FÁCIL NESSA VIDA”: DESIGUALDADES (SOCIO)EDUCACIONAIS NAS PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96341Palavras-chave:
Medidas socioeducativas, Desinserção escolar, Valor social da educação, Percepções sociais sobre Escola e Educação, Desigualdades educacionais.Resumo
O artigo é parte de uma investigação mais ampla, que pretende estudar as relações entre adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e a educação escolar. Mais especificamente, foram analisadas as trajetórias escolares desses adolescentes e suas percepções sobre esta experiência. A investigação buscou situar os adolescentes em termos de um eventual afastamento das instituições escolares, processo que denominamos “desinserção escolar”, e analisou os valores e as representações sobre o papel da escola e da educação evocados pelos interlocutores. Como principal base empírica, foi realizada uma entrevista coletiva aplicada a um grupo de adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internação na cidade do Rio de Janeiro. Como resultados, observamos percepções depreciativas sobre a experiência escolar, acionadas por trajetórias educacionais erráticas, marcadas por expulsões irregulares, fracassos sucessivos, discriminações e estigmatizações. Em segundo lugar, foi possível notar nos discursos certa percepção sobre dificuldades relativas e contextos desfavoráveis, quando remetem a uma representação social da escola pública, atualizada por suas experiências particulares e continuamente retroalimentadas por cada nova vivência negativa.
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