PRIVATIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA POLÍTICA DE CONVENIAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99653

Palavras-chave:

Políticas de Educação Infantil; Relações Público-Privado; Conveniamento; Neoliberalismo.

Resumo

A inserção da educação infantil como primeira etapa da educação básica e direito das crianças de 0 a 5 anos na LDB nº 9.394/1996 significou uma grande conquista na garantia do direito à educação no Brasil. No entanto, a Lei nº 11.494/2007 que instituiu o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), possibilitou a destinação de recursos financeiros para a oferta de educação infantil por instituições sem fins lucrativas mediante convênios com o poder público municipal. Este artigo aborda a política de conveniamento na oferta da Educação Infantil em três capitais da Amazônia Legal - São Luís (MA), Belém (PA) e Manaus (AM), após a promulgação do Fundeb, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e quantitativa, de caráter exploratório. Os dados documentais (leis e resoluções) foram coletados no site do MEC e do Planalto; os dados quantitativos são oriundos do Censo Escolar e do Siope. Os dados são analisados com uso de estatística descritiva, sob o prisma de estudos críticos das políticas neoliberais de educação, especialmente, das relações Público-Privado no Brasil. Os resultados indicam avanço da privatização e da precarização na oferta da educação infantil nas capitais analisadas.

Biografia do Autor

Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Maranhão. São Luís, MA. Brasil. Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-7222-8061. E-mail: cacilda.rc@ufma.br

Francisco Dominguez, Middlesex University

Doutor em Economia Política. Professor da Middlesex University. Londres, Reino Unido. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7239-2734. E-mail; depaula_frank@hotmail.com

Referências

ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras. v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018.

BALL, Stephen J. Educação Global S.A. : nova sedes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

DAVIES, Nicholas. O público, o estatal e o privado no pensamento educacional brasileiro. Educação em Revista. Marília, v.17, n.1, p.19-34, Jan.-Jun., 2016. Disponível em: < https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/5861>. Acesso em 24/03/2025

DOMICIANO, Cassia Alessandra. O Programa Bolsa Creche nos municípios Paulistas de Piracicaba e Hortolândia: uma proposta para alocação de recursos estatais à educação privada. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro: 2009.

MELO, Maria Alice. Escola comunitária em São Luís (MA): do surgimento às tentativas de inclusão no sistema oficial de ensino. 2000. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, Jaqueline dos Santos. O atendimento público e privado concessionário na educação infantil: um olhar sobre as condições de oferta. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro,2013.

PELLANDA, Andressa e BARRY, Koumbou Boly. The New Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Education Professionals in Brazil and the Public-Private Partnerships in Early Childhood Education: an overview in the perspective of the Abidjan Principles. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, v. 12, n. 8, 2022. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/119737/84883>. Acesso em: 29/04/2025.

SUSIN, Maria Otilia Kroeff. A qualidade na educação infantil comunitária em Porto Alegre: estudo de caso em quatro creches conveniadas. (Tese de Doutorado em Educação) Porto Alegre, 2009.

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Cavalcanti, C. R., & Dominguez, F. (2025). PRIVATIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DA POLÍTICA DE CONVENIAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99653

Edição

Seção

Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias