POLÍTICAS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2009 E 2019
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95239Palavras-chave:
Política educacional, Gestão escolar, Políticas de escolha de diretores escolares, Eleição de diretores escolares, Indicação de diretores escolaresResumo
Neste artigo, o objetivo é analisar a distribuição das políticas de escolha de diretores escolares no contexto brasileiro, identificando tanto seus avanços quanto seus retrocessos. Para conduzir a análise comparativa, são utilizados os questionários contextuais do diretor escolar provenientes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Inep, 2009) e do Censo Escolar (Inep, 2019) divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os dados, coletados em nível estadual e municipal, são agregados e mapeados entre os entes federados. A análise dos dados é realizada com apoio da literatura da área. Os resultados indicam que houve aumento no percentual de escolha de diretores escolares por indicações políticas em redes estaduais e municipais de ensino, entre 2009 e 2019, representando um retrocesso para a gestão democrática da escola pública.
Referências
ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Caracterização das desigualdades educacionais com dados públicos: desafios para conceituação e operacionalização empírica. Lua Nova. São Paulo. 2020, p. 189-214.
AMARAL, Daniela Patti do. Seleção de diretores de escolas públicas: argumentos sobre o mérito do candidato. Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 2, , maio/ago., 2019, p. 308-317.
AMARAL, Daniela Patti do; CASTRO, Marcela Moraes de. Seleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: hibernação da democracia na agenda política dos municípios. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. Santa Maria, v. 10, n. 19, 2021, p. 1-13 .
ARAVENA, Felipe. Procesos de Selección de Directores Escolares em Latinoamérica: Brasil, Chile, Colombia y Perú. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.] v.171, 2020, p. 1-20.
BLACKMORE, Jill; THOMSON, Pat; BARTY, Karin. Principal selection homosociability, the search for security and the production of
BRASIL. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2020.
DOURADO, L. F. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de Estado para a educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, ANPAE, 2017.
FITZGERALD, Sarah; FELLOWS, Tom; Goodall, Janet; BATTLE, Ioannis Costas; JONES, Jeff. Primary school headteacher recruitment and selection in England: the processes and the problematic aspects. School Leadership and Management, 39(5), 2019, p. 478–495.
LEE, Se Woong; MAO, Xinyi. Recruitment and selection of principals: A systematic review. Educational Management Administration & Leadership, v. 51, n.1, 2020, p. 6-29.
LIMA, Licínio. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, mar./abr. 2018, p. 15-28.
LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Seleção de diretores e o sentido da gestão escolar: percepções de diretores sobre o plano de gestão. Educar em Revista. Curitiba, v. 37, e78290, 2021, p. 1-22.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 37ª ed. atualizada até a Emenda Constitucional 67, de 22.12.2010. São Paulo: Malheiros Editores, 2011.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado; CARVALHO, Cynthia Paes. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018, p. 1-18.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; MORAES, Fabiana Marques de. Escolha de diretores escolares nas redes estaduais de ensino: desafios e perspectivas atuais. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 32, set-dez,2019, p. 59-83.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 93, out./dez. 2016, p. 824-844.
PALMER, Brandon. Principal selection: a national study of selection criteria and procedures. AASA Journal of Scholarship & Practice, v.13, n. 3, 2016, p. 6–22.
PALMER, Brandon; MULLOOLY, James. Principal Selection and School District Hiring Cultures: Fair or Foul? Journal of Education and Social Policy, [S.I], v.2, n.2, 2015, p. 26-37.
PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. 4. ed. rev. São Paulo. Cortez, 2016.
PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010.
SCALABRIN, Ionara Soveral. "Mérito, desempenho" e "participação": adesões e resistências à meta 19 do PNE nos planos estaduais e distrital de educação. 2018. 386 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.27, n.103, abr./jun. 2019, p. 271-290.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Revista Brasileira de Educação. v. 17, n. 49, jan.-abr. 2012.
STEED, Kevin; NOBILE, John de.; WANIGANAYAKE, Manjula. Merit selecting school leaders: Australian principals’ perspectives. Journal of Educational Administration. vol. 34, n. 8, 2020, p. 1303-1315.
TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. Tradução e revisão técnica de: Ana Maria Lima de Farias, Vera Regina Lima de Farias e Flores. 12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
VERÇOSA, Pelegrino Santos; PIRES, Pierre André Garcia; DANTAS, Andréa Maria Lopes. Gestão escolar no âmbito do sistema de ensino de Rio Branco-AC: Aspectos referentes à seleção do dirigente escolar e à constituição de sua equipe gestora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023098, p.1-21, 2023.
WU, Huang; SHEN, Jianping. The association between principal leadership and student achievement: A multivariate meta-meta-analysis. Educational Research Review. 35 (2022) 100423, 2021, p. 1-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
