POLÍTICAS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2009 E 2019

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95239

Keywords:

Política educacional, Gestão escolar, Políticas de escolha de diretores escolares, Eleição de diretores escolares, Indicação de diretores escolares

Abstract

Neste artigo, o objetivo é analisar a distribuição das políticas de escolha de diretores escolares no contexto brasileiro, identificando tanto seus avanços quanto seus retrocessos. Para conduzir a análise comparativa, são utilizados os questionários contextuais do diretor escolar provenientes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Inep, 2009) e do Censo Escolar (Inep, 2019) divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os dados, coletados em nível estadual e municipal, são agregados e mapeados entre os entes federados. A  análise dos dados é realizada com apoio da literatura da área. Os resultados indicam que houve aumento no percentual de escolha de diretores escolares por indicações políticas em redes estaduais e municipais de ensino, entre 2009 e 2019, representando um retrocesso para a gestão democrática da escola pública.

Author Biography

Juliana Kussem, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5186-4149 E-mail: juulks@gmail.com

References

ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Caracterização das desigualdades educacionais com dados públicos: desafios para conceituação e operacionalização empírica. Lua Nova. São Paulo. 2020, p. 189-214.

AMARAL, Daniela Patti do. Seleção de diretores de escolas públicas: argumentos sobre o mérito do candidato. Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 2, , maio/ago., 2019, p. 308-317.

AMARAL, Daniela Patti do; CASTRO, Marcela Moraes de. Seleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: hibernação da democracia na agenda política dos municípios. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. Santa Maria, v. 10, n. 19, 2021, p. 1-13 .

ARAVENA, Felipe. Procesos de Selección de Directores Escolares em Latinoamérica: Brasil, Chile, Colombia y Perú. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, [S. l.] v.171, 2020, p. 1-20.

BLACKMORE, Jill; THOMSON, Pat; BARTY, Karin. Principal selection homosociability, the search for security and the production of

BRASIL. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2020.

DOURADO, L. F. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de Estado para a educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, ANPAE, 2017.

FITZGERALD, Sarah; FELLOWS, Tom; Goodall, Janet; BATTLE, Ioannis Costas; JONES, Jeff. Primary school headteacher recruitment and selection in England: the processes and the problematic aspects. School Leadership and Management, 39(5), 2019, p. 478–495.

LEE, Se Woong; MAO, Xinyi. Recruitment and selection of principals: A systematic review. Educational Management Administration & Leadership, v. 51, n.1, 2020, p. 6-29.

LIMA, Licínio. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, mar./abr. 2018, p. 15-28.

LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Seleção de diretores e o sentido da gestão escolar: percepções de diretores sobre o plano de gestão. Educar em Revista. Curitiba, v. 37, e78290, 2021, p. 1-22.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 37ª ed. atualizada até a Emenda Constitucional 67, de 22.12.2010. São Paulo: Malheiros Editores, 2011.

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado; CARVALHO, Cynthia Paes. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018, p. 1-18.

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; MORAES, Fabiana Marques de. Escolha de diretores escolares nas redes estaduais de ensino: desafios e perspectivas atuais. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 32, set-dez,2019, p. 59-83.

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 93, out./dez. 2016, p. 824-844.

PALMER, Brandon. Principal selection: a national study of selection criteria and procedures. AASA Journal of Scholarship & Practice, v.13, n. 3, 2016, p. 6–22.

PALMER, Brandon; MULLOOLY, James. Principal Selection and School District Hiring Cultures: Fair or Foul? Journal of Education and Social Policy, [S.I], v.2, n.2, 2015, p. 26-37.

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. 4. ed. rev. São Paulo. Cortez, 2016.

PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010.

SCALABRIN, Ionara Soveral. "Mérito, desempenho" e "participação": adesões e resistências à meta 19 do PNE nos planos estaduais e distrital de educação. 2018. 386 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.27, n.103, abr./jun. 2019, p. 271-290.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Revista Brasileira de Educação. v. 17, n. 49, jan.-abr. 2012.

STEED, Kevin; NOBILE, John de.; WANIGANAYAKE, Manjula. Merit selecting school leaders: Australian principals’ perspectives. Journal of Educational Administration. vol. 34, n. 8, 2020, p. 1303-1315.

TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. Tradução e revisão técnica de: Ana Maria Lima de Farias, Vera Regina Lima de Farias e Flores. 12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

VERÇOSA, Pelegrino Santos; PIRES, Pierre André Garcia; DANTAS, Andréa Maria Lopes. Gestão escolar no âmbito do sistema de ensino de Rio Branco-AC: Aspectos referentes à seleção do dirigente escolar e à constituição de sua equipe gestora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023098, p.1-21, 2023.

WU, Huang; SHEN, Jianping. The association between principal leadership and student achievement: A multivariate meta-meta-analysis. Educational Research Review. 35 (2022) 100423, 2021, p. 1-17.

Published

2025-05-29

How to Cite

Kussem, J. (2025). POLÍTICAS DE ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2009 E 2019. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95239

Issue

Section

Articles