DIREITO À EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.100705

Palavras-chave:

Acesso à educação, Educação do Campo, Educação Quilombola, Educação Indígena, Amazônia Amapaense

Resumo

O objetivo do estudo consiste em analisar a garantia do direito constitucional à educação para as populações do Campo, das Águas e das Florestas no Amapá, no período de 2014-2023. Trata-se de pesquisa documental, ancorada nos fundamentos do materialismo histórico-dialético, que analisa a evolução do quantitativo de escolas e matrículas, das taxas de distorção idade-série e rendimentos escolares. As informações analisadas foram do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados indicam: a) retração do atendimento na Educação Básica Amapaense, com índice acima do registrado no Brasil; b) maiores desafios para garantia do atendimento na Educação Infantil e no Ensino Médio; c) ampliação do atendimento educacional na zona rural, nos territórios indígenas e quilombolas, sem assegurar, no entanto, a efetividade do direito à educação aos povos da Amazônia Amapaense, com a persistência de problemas relacionados à insuficiência do atendimento, na distorção idade-série e nas taxas de reprovação e abandono. Conclui-se que a garantia do direito à educação, pauta central da luta dos povos da Amazônia Amapaense, exige maior responsabilidade do Estado na manutenção de políticas públicas sociais, associada à defesa de tais povos em seus territórios.

Biografia do Autor

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Amapá. Macapá, AP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1153-0771. E-mail: andre@unifap.br 

Antonia Costa Andrade, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Amapá. Macapá, AP. Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4527-8562.  E-mail: antonia@unifap.br 

Francisca Oliveira, Universidade Federal do Amapá

Mestra em Educação. Professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico - EBTT. Macapá, AP.  Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9983-909X. Email: theska41@hotmail.com

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Guimarães, A. R., Andrade, A. C., & Oliveira, F. A. da C. (2025). DIREITO À EDUCAÇÃO PARA AS POPULAÇÕES DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.100705

Edição

Seção

Dossiê: Políticas para a educação básica em territórios das Amazônias