A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA GESTÃO DAS ESCOLAS EM ANGOLA: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM LIBERDADE E PARTICIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99961Palavras-chave:
Gestão das escolas; Democracia; Liberdade; Educação; AngolaResumo
A promulgação da Constituição da República de Angola, em 2010, permitiu a institucionalização do Estado democrático e de direito, fundamentado na liberdade e na garantia dos direitos institucionais. Este estudo propôs-se analisar a construção da democracia na gestão das escolas em Angola, a partir de uma reflexão sobre educação, numa perspectiva em que se interseccionam educação e democracia, educação e liberdade. No quadro de uma abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica foi o procedimento metodológico adotado. Os resultados apontam que, embora o discurso político-normativo enfatize a importância da democracia, liberdade e participação na gestão das escolas, a prática, muitas vezes, contradiz esta intenção, pois que, o modelo de gestão atual, centralizado e baseado na autoridade dos gestores, e a falta de autonomia, representam um retrocesso da democracia na gestão das escolas em Angola. Contudo, compreendendo a natureza teórica da democracia, fundamentada na liberdade e na participação e a sua consagração nos normativos educacionais angolanos, a descentralização e a eleição dos gestores escolares são apontadas como caminhos para a construção da democracia nas escolas em Angola.
Referências
ANTÓNIO, António; KUEBO, Paulino Gregório Armando. A política educativa em Angola e a garantia do direito à educação: articulação entre o contexto de influência e a produção de textos. Educar Em Revista, Curitiba, v. 40, n. 1, p. e94760, 2024. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94760. Acesso em: 17 jul. 2025.
ARROTEIA, José Carvalho. Educação e desenvolvimento- Fundamentos e conceitos. Universidade de Aveiro, 2008.
BALL, Stephen Jonh. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, pp. 99–116, Jul/Dez. 2001. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf. Acesso em: 15 set. 2025.
BOBBIO, Norberto. Democracia e Educação. Jornal de Políticas Educacionais, v. 18, n. 1, 2024. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/95438. Acesso em: 15 set. 2025
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política (5ªed). Brasília: Universidade Federal de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000, v.1 319-329.
BRANDÃO, Carlos. O que é Educação. Brasilense, 1981.
BRÁS, Chocolate. Papel da escola na formação para a cidadania em Angola. Luanda: Edições Eco7, 2019.
BRÁS, Chocolate. Desafios e propostas para a melhoria da qualidade educativa em Angola: Um olhar sobre a província do Bengo. In: Fernando, M.; Saliulo, M. (org.). Manual de auxílio à gestão de escola- Desafios e reflexões da educação no Bengo. Mayamba, 2022.
BRÁS, Chocolate; SCAFF, Elisângela. Políticas de formação de professores em Angola: trajetória e desafios. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023053, 2023. DOI: 10.20396/etd. v25i00.8671233. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671233. Acesso em: 26 set. 2025.
BRÁS, Chocolate. Política de formação inicial de professores em nível médio em Angola 2010-2022: Contexto, atores e implicações. 2024. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
CARVALHO, Maria João. Os poderes e a Escola. Santo Tirso: DE FACTO EDITORES, 2014.
COSTA, Felizardo. Gestão e administração escolar: Delírios e provocações. In: Fernando, M.; Saliulo, M. (org.). Manual de auxílio à gestão de escola- Desafios e reflexões da educação no Bengo. Mayamba, 2022.
DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
EDUARDO, Pedro. Políticas públicas de educação e formação profissional inicial e contínua em Angola. Universidade de Lisboa, 2019.
GUTIERREZ, Gustavo Luís. CATANI, Afrânio Mendes. Participação e gestão escolar: Conceitos e potencialidades. In: Ferreira, N. (org.). Gestão democrática da educação. Cortez Editora, 2016. p. 75-93.
LIMA, Licínio. A gestão democrática das escolas: Do autogoverno à ascensão de uma pós-democracia gestionária? Educ. Soc., Campinas, n. 129, 2014, p. 1067-1083. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014142170. Acesso em: 18 Abr. 2025.
LIMA, Licínio. Democracia e Educação: Dewey em tempos de crise da educação democrática. Education Policy Analysis Archives. v. 29, n. Agosto - Dezembro, p. 154, 2021. DOI: 10.14507/epaa.29.5881. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/5881. Acesso em: 25 jun. 2025.
LIMA, Licínio. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. Cortez Editora, 2000.
LIMA, Licínio. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, v. 34, n. 68, p. 15–28, 2018a. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57479. Acesso em: 16 mai. 2025.
LIMA, Licínio. Privatização lato sensu e impregnação empresarial na gestão da educação pública. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 129-144, jan./abr. 2018b.
Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/lima.pdf. Acesso em: 18 abr. 2025.
MARIA, Pedro de Castro. Entre a mobilidade e a reprodução: O papel da escola na Angola contemporânea. Instituto Superior de Ciências Da Educação de Luanda, 2018.
MILANDO, João. Poderes abusivos - As avarias de um país em autodestruição assistida. Luanda. Livros & Conteúdos, 2021.
NGULUVE, Alberto. Educação angolana: políticas de reformas do sistema educacional. Biscalchim, 2010.
NGULUVE, Alberto. Relações de Trabalho Docente nas Universidades Privadas Angolanas: Constâncias e Metamorfoses. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2019.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa. Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, Elizabeth Real; FERREIRA, Pedro. Métodos de Investigação-Da interrogação à descoberta científica. Porto: Vida Económica- Editorial, SA, 2014.
PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: Crítica ao senso comum em educação. Cortez, 2010.
PAXE, Isaac. Gestão democrática da escola pública: Propostas à reforma educacional em Angola. Revista Educação e Fronteira - Online, v. 4, n. 10, p. 39–52, 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/3647. Acesso em: 28 abr. 2025.
PAXE, Isaac. Políticas Educativas em Angola: Um Desafio do Direito à Educação. Luanda. Casa das Ideias, 2017.
SILVA, Cristina Gomes. Escola pública em Democracia. Para quê? Sociologia: Revista Da Faculdade de Letras Da Universidade Do Porto. N. 44, 2022, p. 28–45.
SILVA, Eugénio. Princípios e propostas para a gestão da educação escolar em prol da eficiência e da qualidade. In: Nguluve, A.; Paxe, I; Fernando, M. (org.), Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino: Debates e Proposições. Luanda: Literacia, 2020, p. 25-26.
TOURAINE, Alain. O que é a democracia. Instituto Piaget, 1994.
VENTURA, Alexandre. Avaliação e Inspeção das escolas: estudo de impacte do Programa de Avaliação Integrada. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2006.
VIEIRA, Laurindo. Angola: a dimensão ideológica da educação. Luanda. Nzila, 2007.
VIEIRA, Laurindo. Menezes, Isabel. O papel da escola angolana na Educação Moral e Cívica. Universidade do Porto, 2017.
VILELAS, José. Investigação - O processo de Construção do Conhecimento. Edições Silabo, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
