APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98081

Palavras-chave:

Educação, Políticas Educacionais, Política de Socioeducação, Adolescente, Privação de Liberdade

Resumo

Este dossiê aborda os desafios e as possibilidades das políticas educacionais voltadas a adolescentes responsabilizados por atos infracionais. Organizado pelos professores Maria Nilvane Fernandes (PPGE/UFAM), Rafael Ferreira de Souza Honorato (PROFEI/UEPB) e Ana Cláudia da Silva Rodrigues (PPGE/UFPB), reuni estudos e pesquisas que destacam a educação como pilar essencial no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Os textos analisam como a articulação entre as secretarias de educação e os órgãos gestores das medidas socioeducativas pode assegurar a inserção escolar e promover a reconstrução de trajetórias de vida em contextos de vulnerabilidade social. Reconhece-se que aprimorar a educação nesse âmbito é complexo, pois envolve relações de poder, discursos e diferenças, exigindo abordagens que considerem aspectos políticos, culturais e históricos. Além disso, as análises examinam os marcos legais, como a Lei nº 12.594/2012, a Resolução nº 119/2006 do CONANDA e a Resolução nº 3/2016 do CNE/CEB, que fundamentam o direito à educação, e discutem os modelos educacionais existentes, as práticas de gestão escolar e os programas de meio aberto. Assim, problematiza práticas pedagógicas voltadas à inclusão, destacando a necessidade de reconhecer a singularidade dos adolescentes e enfrentar os desafios enfrentados por educadores. Em um campo marcado pela desigualdade, os textos tensionam a ideia de inclusão, convidando a pensar a educação como um espaço de invenção e resistência, onde práticas cotidianas podem desestabilizar hierarquias e abrir caminhos para modos de existência mais plurais e justos.

Biografia do Autor

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas. Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente da Universidade Federal do Amazonas.

Rafael Ferreira de Souza Honorato, Universidade Estadual da Paraíba. Monteiro, Paraíba, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Estadual da Paraíba.

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e docente na mesma instituição.

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Fernandes, M. N., Honorato, R. F. de S., & Rodrigues, A. C. da S. (2025). APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98081

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas