A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE IDEB: IMPACTOS NA AUTONOMIA DOCENTE

Evaluación de la calidad de la educación en tiempos del IDEB: repercusiones en la autonomía del profesorado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99441

Palavras-chave:

Política de avaliação educacional; Precarização do trabalho docente; Ideb; Sistema de educação básica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito da lógica de mercado inserida no contexto da educação, mais especificamente da avaliação educacional. Para isso, um breve resgate histórico do advento das avaliações de desempenho dos estudantes, a partir de testes padronizados, é relacionado com a criação – no Brasil – de índices que objetivam aferir quantitativamente a qualidade educacional, no contexto de criação do Ideb. Parte-se do princípio da qualidade social, que considera as diversas dimensões dos sujeitos como elementos intervenientes no seu desempenho formativo. Contudo, o cenário posto na realidade concreta é antagônico, visto que há uma percepção hegemônica de qualidade pautada na lógica do mercado: meritocrata, individualizada, esvaziada de sentido e competitiva. Além da contraposição de concepções de qualidade, expõe-se a maneira pela qual os órgãos responsáveis estabelecem mecanismos de controle, que vão desde a estruturação formal do currículo, até a prática docente. Evidencia-se, assim, a perda de autonomia docente, uma vez que esses mecanismos reguladores são responsáveis por definir políticas públicas responsabilizatórias, a exemplo da exposição dos resultados das unidades escolares, que acaba promovendo a competitividade. É imprescindível uma reestruturação no modo como essas políticas vêm se materializando no campo da educação, desde seus aspectos ideológicos até os técnico-operacionais. Entende-se que qualquer mudança de paradigma é realizada gradativamente, na medida em que mais pares alargam as discussões, provendo subsídios para reflexões cada vez mais pertinentes com a realidade.

Biografia do Autor

Dianne Fabhricia, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, PPGECM da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-1886-5305. E-mail: diannemeireles@discente.ufg.br

Jhonny David Echalar, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, PPGECM da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4056-2804. E-mail: jhonnyechalar@ufg.br

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

Fabhricia, D., & Echalar, J. D. (2025). A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE IDEB: IMPACTOS NA AUTONOMIA DOCENTE: Evaluación de la calidad de la educación en tiempos del IDEB: repercusiones en la autonomía del profesorado. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.99441

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