DCN E BNCC: ENTRE A INCLUSÃO E A INVISIBILIDADE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95936

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, LGBTI , Gênero e Sexualidade

Resumo

A partir do pressuposto de que a escola é um local privilegiado para (re) construção de identidades e que essas encontram barreiras diferentes em virtude de aspectos culturais de gênero e sexualidade, o presente artigo busca analisar como essas questões são postas em políticas educacionais brasileiras que norteiam os currículos a serem seguidos nas instituições de educação básica nacional. O objetivo principal é compreender a importância de pluralizar os currículos e conferir, efetivamente, o princípio da dignidade humana para todas as pessoas, presente na Constituição Federal de 1988, sobretudo, para a população LGBTI+. De cunho qualitativo, esse texto busca também evidenciar o caráter cultural das diferenças de gênero e sexualidade que circulam socialmente no Brasil. Para tanto, utilizou-se enquanto método a análise documental de políticas educacionais, sendo elas as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – DCN (2013) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2016). Da análise, notou-se uma polarização discursiva: diretrizes para currículos escolares pautadas no discurso da biologia, ou seja, prevendo invisibilizar as diferenças presentes nas temáticas de gênero e sexualidade, como a BNCC e, no outro polo, orientações para produção de currículos escolares que (re) tirem a invisibilidade da pluralidade cultural em matéria de gênero e sexualidade, tal como nas DCN, na tentativa de dignificar todo e qualquer corpo, sobretudo, aquele que não atende a estrutura social heteronormativa.

Biografia do Autor

Caio Cesar Silva Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutor em Políticas Públicas em Formação Humana. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5294-4359 E-mail: caio.nascimento@uece.br

Daniel Camargo, Universidade de Sorocaba

Mestre em Educação. Doutorando em Educação na Universidade de Sorocaba (UNISO). São Paulo, SP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5341-0543 E-mail: danielcamargoprof@gmail.com

Rafael Ângelo Bunhi Pinto., Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4988-3628 E-mail: rafael.pinto@prof.uniso.br

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

Nascimento, C. C. S., Camargo, D., & Pinto., R. Ângelo B. (2025). DCN E BNCC: ENTRE A INCLUSÃO E A INVISIBILIDADE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95936

Edição

Seção

Artigos