DCN E BNCC: ENTRE A INCLUSÃO E A INVISIBILIDADE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95936

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, LGBTI , Gênero e Sexualidade

Resumen

A partir do pressuposto de que a escola é um local privilegiado para (re) construção de identidades e que essas encontram barreiras diferentes em virtude de aspectos culturais de gênero e sexualidade, o presente artigo busca analisar como essas questões são postas em políticas educacionais brasileiras que norteiam os currículos a serem seguidos nas instituições de educação básica nacional. O objetivo principal é compreender a importância de pluralizar os currículos e conferir, efetivamente, o princípio da dignidade humana para todas as pessoas, presente na Constituição Federal de 1988, sobretudo, para a população LGBTI+. De cunho qualitativo, esse texto busca também evidenciar o caráter cultural das diferenças de gênero e sexualidade que circulam socialmente no Brasil. Para tanto, utilizou-se enquanto método a análise documental de políticas educacionais, sendo elas as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – DCN (2013) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2016). Da análise, notou-se uma polarização discursiva: diretrizes para currículos escolares pautadas no discurso da biologia, ou seja, prevendo invisibilizar as diferenças presentes nas temáticas de gênero e sexualidade, como a BNCC e, no outro polo, orientações para produção de currículos escolares que (re) tirem a invisibilidade da pluralidade cultural em matéria de gênero e sexualidade, tal como nas DCN, na tentativa de dignificar todo e qualquer corpo, sobretudo, aquele que não atende a estrutura social heteronormativa.

Biografía del autor/a

Caio Cesar Silva Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutor em Políticas Públicas em Formação Humana. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5294-4359 E-mail: caio.nascimento@uece.br

Daniel Camargo, Universidade de Sorocaba

Mestre em Educação. Doutorando em Educação na Universidade de Sorocaba (UNISO). São Paulo, SP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5341-0543 E-mail: danielcamargoprof@gmail.com

Rafael Ângelo Bunhi Pinto., Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4988-3628 E-mail: rafael.pinto@prof.uniso.br

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Publicado

2025-03-31

Cómo citar

Nascimento, C. C. S., Camargo, D., & Pinto., R. Ângelo B. (2025). DCN E BNCC: ENTRE A INCLUSÃO E A INVISIBILIDADE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.95936

Número

Sección

Artigos