POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS: O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96906

Palavras-chave:

Direito à educação, Adolescentes privados de liberdade, Proeduse

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo discutir e problematizar o direito à educação dos adolescentes privados de liberdade atendidos nos sistemas de socioeducação, evidenciando desde os pressupostos constitucionais até a definição educacional que se propõe pelo Programa de Educação nas Unidades Socioeducativas (Proeduse), com especificações para o estado do Paraná. A escolarização desses adolescentes segue o mesmo modelo adotado pelas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas comunidades externas às unidades socioeducativas. Por meio de pesquisa documental, bibliográfica, da empiria proveniente da prática na Socioeducação e com abordagem qualitativa e fundamentada no materialismo histórico-dialético, analisamos as condições históricas com que se constrói o direito à educação em tais espaços. Logo, por meio da análise e considerando-se as particularidades dos adolescentes atendidos pela socioeducação, bem como o contexto de privação de liberdade, ressaltamos a importância de uma abordagem educacional fundamentada contextualmente e que assegure o direito social à educação, abrangendo não apenas o acesso, mas a permanência desses sujeitos no processo de escolarização formal de modo adequado às suas especificidades. Concluímos que, embora existam avanços legais significativos, ainda é necessário fortalecer as políticas públicas para possibilitar que tais sujeitos tenham, na educação, um instrumento de retomada de direitos e formação humana.

Biografia do Autor

Márcia Cossetin, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Educação. Professora Adjunta no Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - ILAACH  na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Foz do Iguaçu, PR. Brasil.  https://orcid.org/0000-0002-5005-7756. E-mail: marcia.cossetin@unila.edu.br

Margarete Chimiloski Dolla, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Secretaria de Estado da Educação (PR)

Mestra em Educação. Professor- pedagogo na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Cascavel, PR. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1584-6511. E-mail: allodped@hotmail.com

Mariza Scheffer Freire, Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju)

Mestra em Educação. Agente de Segurança Socioeducativa – SEJU do Estado do Paraná. Cascavel, PR. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6581-1267. E-mail: marizascheffer@yahoo.com.br

Ireni Marilene Zago Figueiredo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado e Doutorado em Educação da UNIOESTE. Cascavel, PR. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8875-7099. E-mail: ireni.figueiredo@unioeste.br

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Cossetin, M., Dolla, M. C., Freire, M. S., & Figueiredo, I. M. Z. (2025). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS: O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO ESTADO DO PARANÁ. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96906

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas