A TRAJETÓRIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM MOÇAMBIQUE: TENDÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Joaquim António Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98538

Palavras-chave:

Políticas Educacionais;, Planejamento Educacional;, Formação de Professores da Educação Básica em Moçambique.

Resumo

O estudo em tela tem por objetivo analisar as principais tendências para a formação de professores da educação básica em Moçambique à luz dos Planos Estratégicos da Educação (PEE) do período de 1999 a 2019, com vistas a apontar os avanços alcançados e retrocessos relativos à formação de professores. Para o alcance dos objetivos propostos, recorreu-se a uma abordagem qualitativa de cunho documental e bibliográfico, baseado na análise da legislação educacional moçambicana, mais especificamente os planos estratégicos de educação. Os resultados permitem constatar que, no período em estudo, houve um aumento significativo no acesso à educação básica, considerando o ingresso, a retenção das meninas e a conclusão do ensino primário, movimento que corroborou para o aumento da demanda de professores com formação pedagógica para atuar nesse nível de ensino, especialmente diante da decisão do Ministério da Educação de finalizar a contração de professores sem essa formação no país, todavia,  é significativo o número de professores com formação em níveis elementar e básico A necessidade cada vez mais premente de formação pedagógica resultou especialmente na formação continuada e em serviço, via Educação a Distância (EaD). Diante dos resultados as conclusões do trabalho permitem apontar como os principais desafios na formação de professores em Moçambique: a) ampliar o quadro de professores com formação inicial sólida; b) formar professores que atendam a diversidade cultural, linguística e física dos alunos dentro da sala de aulas; c) formar professores autônomos e reflexivos e não apegados ao tecnicismo pré-elaborado, ou seja, que não use apenas os materiais oferecido pelas escolas sob orientação central, provincial e distrital.

 

 

Palavras-chave: Políticas Educacionais; Planejamento Educacional; Formação de Professores da Educação Básica em Moçambique.

Referências

ANTÓNIO, Joaquim Inácio. A trajetória do Planejamento Educacional em Moçambique: tendências para a formação de professor da Educação Básica. 2023, 150 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa e Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/87658

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

António, J. (2025). A TRAJETÓRIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM MOÇAMBIQUE: TENDÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98538

Edição

Seção

Resumos de Teses e Dissertações