IMPLICAÇÕES GERENCIAIS NA MATERIALIZAÇÃO DE PROPOSTAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO PREVISTAS EM PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR (PGE) DA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA (2020–2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98669

Palavras-chave:

Gestão da escola pública, Gestão democrática, Escolha de diretores, Plano de gestão escolar

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as implicações do acionamento de princípios e práticas gerenciais pelos diretores de escolas catarinenses que ascenderam à função por meio do processo de escolha dos Planos de Gestão Escolar (2020–2023) da rede estadual de ensino, na materialização de suas propostas para democratização da gestão. Os procedimentos metodológicos compreenderam o exame de documentos da política educacional catarinense, uma mostra de Planos de Gestão Escolar (PGE), além de entrevistas com as diretoras proponentes desses planos, cujo conteúdo foi submetido à análise crítica do discurso. Os resultados evidenciam que a política de escolha de diretores, introduzida em 2013, está fortemente alinhada ao modelo gerencial de gestão, embora isso não seja percebido pelas diretoras entrevistadas. O estudo conclui que as poucas propostas dos PGE (2020–2023), voltadas à promoção da gestão democrática, enfrentaram obstáculos para a sua materialização devido à predominância de princípios e práticas gerenciais na rede estadual.

Biografia do Autor

Claudir Cordeiro, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina

Mestre em Educação. Assistente Técnico Pedagógico da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Curitibanos, SC. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-9488-5955. E-mail: claudircordeiro@sed.sc.gov.br

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Joaçaba, SC. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7706-3585. E-mail: elton.nardi@unoesc.edu.br

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Publicado

2025-09-28

Como Citar

Cordeiro, C., & Nardi, E. L. (2025). IMPLICAÇÕES GERENCIAIS NA MATERIALIZAÇÃO DE PROPOSTAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO PREVISTAS EM PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR (PGE) DA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA (2020–2023). Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98669

Edição

Seção

Artigos