IMPLICAÇÕES GERENCIAIS NA MATERIALIZAÇÃO DE PROPOSTAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO PREVISTAS EM PLANOS DE GESTÃO ESCOLAR (PGE) DA REDE ESTADUAL DE SANTA CATARINA (2020–2023)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98669Palavras-chave:
Gestão da escola pública, Gestão democrática, Escolha de diretores, Plano de gestão escolarResumo
O artigo tem por objetivo analisar as implicações do acionamento de princípios e práticas gerenciais pelos diretores de escolas catarinenses que ascenderam à função por meio do processo de escolha dos Planos de Gestão Escolar (2020–2023) da rede estadual de ensino, na materialização de suas propostas para democratização da gestão. Os procedimentos metodológicos compreenderam o exame de documentos da política educacional catarinense, uma mostra de Planos de Gestão Escolar (PGE), além de entrevistas com as diretoras proponentes desses planos, cujo conteúdo foi submetido à análise crítica do discurso. Os resultados evidenciam que a política de escolha de diretores, introduzida em 2013, está fortemente alinhada ao modelo gerencial de gestão, embora isso não seja percebido pelas diretoras entrevistadas. O estudo conclui que as poucas propostas dos PGE (2020–2023), voltadas à promoção da gestão democrática, enfrentaram obstáculos para a sua materialização devido à predominância de princípios e práticas gerenciais na rede estadual.
Referências
ARELARO, Lisete Regina Gomes. Resistência e submissão: a reforma educacional na década de 1990. In: KRAWCZYK, Nora; CAMPOS, Maria Malta; HADDAD, Sérgio (Orgs.). O cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI: reformas em debate. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 95-116.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.
FERREIRA, Liliana Soares. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p. 176-189, jul./dez. 2008.
GOULARTI FILHO, Alcides; RABELO, Giani. Educação em tempos de democratização: planejamento e educação em Santa Catarina 1985-1990. Atos de Pesquisa, Blumenau, v. 14, n. 2, supl. 1, p. 718-744, out./nov. 2019.
KRAWCZYK, Nora Rut; VIEIRA, Vera Lucia. A reforma educacional na América Latina nos anos de 1990: uma perspectiva histórico-sociológica. São Paulo: Xamã, 2008.
LEAL, Elisabeth Juchem Machado; SILVA, Virgínia Maria de Figueiredo e. Diretores eleitos: dilemas emergentes da greve do magistério de 1987 em Santa Catarina. Revista Brasileira de Administração da Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 1-114, jan./jun. 1987.
LESSARD, Claude; CARPENTIER, Anylène. Políticas educativas: a aplicação na prática. Tradução de Stephania Matousek. Petrópolis: Vozes, 2016.
MENEZES, Hermeson Claudio Mendonça; ZIENTARSKI, Clarice. A gestão democrática na zona cinzenta: um problema de investigação. In: NARDI, Elton Luiz; LAGARES, Rosilene (Orgs.). Gestão democrática da educação pública: caminhos e tensividades. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2022. p. 33-79.
MISOCZKY, Maria Ceci; ABDALA, Paulo Ricardo Zilio; DAMBORIARENA, Luiza. A trajetória ininterrupta da reforma do aparelho de Estado no Brasil: continuidades nos marcos do neoliberalismo e do gerencialismo. Administração Pública e Gestão Social, Viçosa, v.9, n.3, p.184-193 jul./set, 2017.
NARDI, Elton Luiz. Gestão democrática no contexto dos 20 da LDEN entre bandeiras, tensionamentos e possibilidade. In: BATISTA, Neusa Chaves; FLORES, Maria Luiza Rodrigues (Orgs.). Formação de gestores escolares para a educação básica: avanços, retrocessos e desafios frente aos 20 anos de normatização da gestão democrática na LDBEN. Porto Alegre: Evangraf; Escola de Gestores da Educação Básica, 2016. p. 19-44.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Brasil século XXI – propostas educacionais em disputa. In: LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís (Orgs.). Liberalismo e educação em debate. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 205-224.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PALÚ, Janete; PETRY, Oto João. Trajetória histórica da gestão das escolas públicas estaduais de Santa Catarina: pontos e contrapontos. Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-26, jun./dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
