Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Estatísticas
Search
Periódicos UFPR
Register
Login
Home
/
Archives
/
v. 36 Curitiba 2020
v. 36 Curitiba 2020
Published:
2020-02-27
Editorial - Educar em Revista: consolidação e desafios para os novos e difíceis tempos
Gizele de Souza, Catarina Moro
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Cultura Digital e Educação
Apresentação – Cultura digital e educação: desafios e possibilidades
Glaucia da Silva Brito, Maria Luisa Furlan Costa
PDF (Português (Brasil))
PDF
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos
André Garcia Corrêa, Daniel Ribeiro Silva Mill
PDF (Português (Brasil))
PDF
Las competencias digitales docentes en entornos universitarios basados en el Digcomp
Ana María Martín Cuadrado, Lourdes Pérez Sánchez, María Jordano de la Torre
PDF (Español (España))
A virtualização do Ensino Superior: reflexões sobre políticas públicas e Educação Híbrida
Jamile Santinello, Maria Luisa Furlan Costa, Renata Oliveira dos Santos
PDF (Português (Brasil))
PDF
Coreografias didáticas e inovações pedagógicas contemporâneas para uma educação emancipadora
Mirian Maia do Amaral, Rosemary dos Santos
PDF (Português (Brasil))
PDF
De lo presencial a lo virtual, un modelo para el uso de la formación en línea en tiempos de Covid-19
Roberto Canales Reyes, Juan Silva Quiróz
PDF (Español (España))
Didática da História no Ensino Superior enriquecida com tecnologias audiovisuais e o seu impacto na promoção do autoconceito de competência
Sara Dias-Trindade, José António Moreira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Andréa Karla Ferreira Nunes, Valdick Barbosa De Sales Júnior
PDF (Português (Brasil))
PDF
Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades1
Suely Scherer, Glaucia da Silva Brito
PDF (Português (Brasil))
PDF
Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação Básica
Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho, Thelma Panerai Alves
PDF (Português (Brasil))
PDF
Ciberfeminismo e multiletramentos críticos na cibercultura
Terezinha Fernandes, Edméa Santos
PDF (Português (Brasil))
PDF
Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
Eliane Schlemmer, Massimo Di Felice, Ilka Márcia Márcia Ribeiro de Souza Serra
PDF (Português (Brasil))
PDF
Dossiê - Educação, democracia e diferença
Apresentação - Educação, democracia e diferença: torções imaginativas de gênero, sexualidade e raça
Thiago Ranniery, Iris Verena Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PDF
“Muitos como Um”: políticas curriculares, justiça social, equidade, democracia e as (im)possibilidades de diferir
Rita de Cássia Prazeres Frangella
PDF (Português (Brasil))
PDF
Reaprendizagens sobre democracia e Educação na diferença: a perspectiva das redes de mulheres afro-latinas
Claudia Miranda, Aline Cristina Oliveira do Carmo, Célia Regina Cristo de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
Luciano Nascimento Corsino, Dirce Djanira Pacheco e Zan
PDF (Português (Brasil))
PDF
Saber docente e experiências com feminismos: reconfigurações curriculares insurgentes
Carmen Teresa Gabriel, Natália Rodrigues Mendes
PDF (Português (Brasil))
PDF
Saberes encruzilhados: (de)colonialidade, racismo epistêmico e ensino de filosofia
Diego dos Santos Reis
PDF (Português (Brasil))
PDF
Direito de vida e morte em um currículo de Biologia
Mayra Louyse Rocha Paranhos, Lívia de Rezende Cardoso
PDF (Português (Brasil))
PDF
“Gente é mais que homem”: gênero e cuidados em álcool e outras drogas
Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Marcos Ribeiro de Melo, Fernando Seffner
PDF (Português (Brasil))
PDF
O desaparecimento social das diferenças nas políticas de exceção: vidas e memórias de crianças e mulheres para a reinvenção de uma educação democrática
Raquel Gonçalves Salgado, Leonardo Lemos de Souza
PDF (Português (Brasil))
PDF
Crianças viadas e o deslugar do gênero na escola: notas para um feminismo cor de ar
Gregory da Silva Balthazar
PDF (Português (Brasil))
PDF
Aprendizagens com signos trans – uma transetopoiese disruptiva
Pablo Cardozo Rocon, Maria Elizabeth Barros de Barros, Heliana de Barros Conde Rodrigues
PDF (Português (Brasil))
PDF
Democracia e diferença em tramas político-curriculares contemporâneas: o Escola Sem Homofobia em análise
José Rafael Barbosa Rodrigues, Josenilda Maués
PDF (Português (Brasil))
PDF
Quando o currículo se torna passarela para a diferença
George Souza de Melo, Anna Luiza A R Martins de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Des/obedecer, des/dobrar, des/fiar e tecer uma nova ética da existência nos cotidianos escolares
Sandra Kretli da Silva
PDF (Português (Brasil))
PDF
Dossiê - Processos de privatização da Educação em países latino-americanos
Apresentação – Diálogos sobre distintas formas de privatização: caminhadas de pesquisa sobre o tema
Vera Maria Vidal Peroni, Teise Garcia
PDF (Português (Brasil))
PDF
Política educativa en Chile para eliminar las lógicas neoliberales del mercado escolar
Geo Saura, Hernán Mateluna
PDF (Español (España))
Crisis de la Educación Superior en el Chile neoliberal: mercado y burocracia
Nicolas Gregorio Fleet Oyarce, Peodair Seamus Leihy, Jose Miguel Miguel Salazar Zegers
PDF (Español (España))
Disputas en torno al carácter de la educación pública en Uruguay: de la privatización latente a la privatización impuesta
Pablo Martinis
PDF (Español (España))
Lo público y lo privado en la educación Argentina en el marco del proyecto político de la alianza cambiemos (2015-2019): notas críticas sobre una agenda de investigación
Laura Roberta Rodriguez, Susana E. Vior
PDF (Español (España))
La educación venezolana en tiempos de guerra
Samuel H. Carvajal Ruíz, Paulina E. Villasmil Socorro
PDF (Español (España))
Think tanks, redes e a atuação do empresariado na educação
Maria Raquel Caetano, Valdelaine da Rosa Mendes
PDF (Português (Brasil))
PDF
“Educação já!” e a governança federativa: a nova investida do movimento Todos pela Educação na definição do Sistema Nacional de Educação
Gilda Cardoso de Araujo, Rosenery Pimentel do Nascimento
PDF (Português (Brasil))
PDF
O curso Gestão para Aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do gerencialismo nas escolas de educação básica alagoanas: implicações para a democratização da educação
Vera Maria Vidal Peroni, Cristina Maria Bezerra de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Fundação Lemann e o Programa de Inovação Educação Conectada: em pauta as relações entre público e privado no campo das políticas educacionais
Silvia Helena Andrade de Brito, Guilherme Afonso Monteiro de Barros Mari
PDF (Português (Brasil))
PDF
Arranjos de Desenvolvimento da Educação: da parceria público-privada à disputa pelo fundo público educacional
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Daniela de Oliveira Pires
PDF (Português (Brasil))
PDF
Dossiê - Novas e velhas formas de regulação da gestão dos sistemas educacionais
Apresentação – A governança atual dos sistemas educativos e a regressão do direito à educação
Eliza Bartolozzi Ferreira, Maria Alice de Miranda Aranda, Rodrigo da Silva Pereira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Planejamento e gestão educacional no Brasil: hegemonia governamental e construção da autonomia local
Marilia Fonseca, Eliza Bartolozzi Ferreira, Elisangela Alves da Silva Scaff
PDF (Português (Brasil))
PDF
Monitoramento e Avaliação dos Planos Decenais de Educação: a produção do conhecimento no Brasil
Maria Alice de Miranda Aranda, Evally Solaine de Souza Rodrigues, Sílvio Cesar Nunes Militão
PDF (Português (Brasil))
PDF
¿Hacia la regulación postburocrática de los sistemas educativos latinoamericanos? Un análisis del discurso de los organismos multilaterales de la región en el período 2012-2018
Jorge M. Gorostiaga
PDF (Español (España))
O corpo docente frente às políticas de educação prioritária na França: formação, entrada no trabalho e trajetórias profissionais
Maíra de Araujo Mamede
PDF (Português (Brasil))
PDF (Français (Canada))
Arranjos institucionais para a gestão da educação em territórios da Bahia: tensões entre o público e o privado
Maura da Silva Miranda, Maria Couto Cunha, Rodrigo da Silva Pereira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Repercussões da nova gestão pública na gestão da educação: um estudo da rede estadual de Goiás
Luciana Rosa Marques
PDF (Português (Brasil))
PDF
Austeridade fiscal, autoritarismo e política educacional: as mudanças legislativas na gestão democrática do sistema estadual de ensino e da escola pública de Mato Grosso
Marilda de Oliveira Costa, Cassia Domiciano
PDF (Português (Brasil))
PDF
Gestão democrática na mesorregião Oeste Maranhense: enfoques e destaques nas leis dos Sistemas Municipais de Educação
Maria Jose Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
PDF (Português (Brasil))
PDF
Demanda Contínua
O estágio supervisionado na formação do professor de Filosofia
Stania Nagila Vasconcelos Carneiro, Elisangela André da Silva
PDF (Português (Brasil))
Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas
Ademilson de Sousa Soares
PDF (Português (Brasil))
PDF
A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais
Graziele Ramos Schweig
PDF (Português (Brasil))
PDF
Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
Cristina Manuela Sá, Luciana Mesquita
PDF (Português (Brasil))
PDF
Perspectivas da Performance Docente à Luz das Tecnologias Digitais
Elaine Conte
PDF (Português (Brasil))
Uma abordagem deleuzo-guattariana sobre a escola e o vitalismo de seus problemas
Cintya Regina Ribeiro
PDF (Português (Brasil))
Projetar sobre projetos: currículo e ensino de história
Antonio Simplicio Almeida Neto
PDF (Português (Brasil))
Elementos críticos de la escuela en territorio mapuche
Hector Torres Cuevas, Miguel Friz Carrillo
PDF (Español (España))
Pensamento histórico de jovens estudantes sobre o Brasil: uma análise a partir das contribuições da Educação Histórica
Aaron Sena Cerqueira Reis
PDF (Português (Brasil))
“Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação Infantil
Marina Castro e Souza, Maria Fernanda Rezende Nunes
PDF (Português (Brasil))
PDF
Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e são vistos por seus pais e professores
Lurian Dionizio Mendonça, Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
PDF (Português (Brasil))
O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori
Olivia Morais Medeiros Neta, Liliane dos Santos Gutierre
PDF (Português (Brasil))
PDF
Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital
Marcio Roberto de Lima, Diego Sousa Mendes, Eduardo Henrique de Matos Lima
PDF (Português (Brasil))
Em que medida a mídia jornalística aborda o financiamento educacional? Estudo de caso no Texas/EUA
Mariana Peleje Viana, Rolf Straubhaar
PDF (Português (Brasil))
PDF
A cultura material escolar na instrução primária no Maranhão oitocentista
Samuel Velazquez Castellanos
PDF (Português (Brasil))
PDF (Español (España))
Os sistemas educacionais no contexto da transição da Nova Gestão Pública para a Pós-Nova Gestão Pública: estudo comparado entre Brasil e Espanha
Juliano Mota Parente, Lourdes Belén Espejo Villar
PDF (Português (Brasil))
PDF (Español (España))
A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias
Stephany de Sá Nascimento, Rafael da Silva Mattos
PDF (Português (Brasil))
PDF
Relações de gênero na Educação Infantil: estrutura e agência no processo de construção de sentidos sobre ser menino e ser menina
Sandro Vinicius Sales dos Santos, Isabel de Oliveira e Silva
PDF (Português (Brasil))
PDF
Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física
Alysson Ramos Artuso
PDF (Português (Brasil))
Escola de Aprendizes Artífices ou Escola de Aprendizes e Artífices?
Irineu Mario Colombo
PDF (Português (Brasil))
O pensamento transdisciplinar como percepção do real e os desafios educacionais e planetários
Celso José Martinazzo
PDF (Português (Brasil))
PDF
Mestrado em Ensino: dimensões políticas e pedagógicas no contexto de formação docente em Portugal
Luana Priscila Wunsch, João Batista Bottentuit Junior, Marcia Maria Fernandes de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil
Ana Cristina Prado Oliveira, Cynthia Paes de Carvalho, Karina Carrasqueira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Vínculos religiosos entre estudantes universitários: comparações entre licenciatura e bacharelado
Eva Scheliga, Adriane Knoblauch, Karina Kosicki Bellotti
PDF (Português (Brasil))
A lógica do mercado e suas implicações nas políticas e processos de avaliação da Educação superior
Altair Alberto Fávero, Evandro Consaltér, Carina Tonieto
PDF (Português (Brasil))
“Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar
André Magri Ribeiro de Melo, Míria Gomes de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula
Adriana Richit, João Pedro da Ponte, Mauri Luís Tomkelski
PDF (Português (Brasil))
Cultura Digital e Formação de Professores
Jacques Lima Ferreira
PDF (Português (Brasil))
PDF
Documentos
45 anos de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná: situação e desafios
Carlos Roberto Jamil Cury
PDF (Português (Brasil))
Entrevistas
Maria Teresa Estrela e as Ciências da Educação em Portugal
Camila Ferreira da Silva
PDF (Português (Brasil))
A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa: entrevista com Licínio C. Lima
Ruth Pavan, Licínio C. Lima
PDF (Português (Brasil))
Keywords
Language
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Make a Submission
Make a Submission