Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital

Autores

Palavras-chave:

Exergames, Educação Física Escolar, Cultura Digital.

Resumo

Este artigo relata a aproximação de uma escola pública urbana dos exergames (EXG) nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). A pesquisa objetivou identificar significados atribuídos por um professor ao uso de EXG em sua prática pedagógica e sistematizar potencialidades e limitações da aproximação EXG-EFE. Foram utilizados dois videogames Xbox One com Kinect e contou-se com a colaboração de um professor de EFE e de seus alunos do 3º ano do ensino médio. O estudo caracterizou uma Pesquisa-Ação tendo como base a introdução dos EXG nas aulas, o que permitiu: imersão de pesquisadores no contexto de estudo e suas aproximações dos sujeitos de pesquisa; intervenção no cotidiano escolar; realização de observações; geração de dados empíricos pela via da documentação audiovisual, questionários e entrevista. Em campo, foi possível constatar: reconfiguração dos espaços escolares para a EFE; ressignificações nas ações pedagógicas envolvendo um processo de revisão e reflexão sobre a prática; introdução de novos conteúdos de referência na unidade curricular; melhorias na motivação discente; desenvolvimento de uma cultura participativa discente. As limitações envolvendo o uso pedagógico dos EXG foram associadas ao número de alunos e ao tempo previsto para as aulas. Os indicadores sistematizados na pesquisa sugerem que os EXG propiciam um encontro positivo entre a escola, as práticas da EFE e a cultura digital, podendo essa tecnologia ser considerada como uma expansão das vivências corporais na unidade curricular.

Biografia do Autor

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced) e no Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Praticas Escolares (PPEDU - Mestrado em Educação).

Diego Sousa Mendes, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP), professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) no Departamento de Ciências da Saude e da Educação Física (DCEFS) e no Programa de Pós-Graduação Processos Socioeducativos e Praticas Escolares (PPEDU - Mestrado em Educação).

Eduardo Henrique de Matos Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Mádia-Arte Digital pelo programa internacional e interinstitucional entre a Universidade Aberta de Portugal (UAb/Pt) e a Universidade do Algarve (UAlg). Professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no curso de graduação em Medicina e no curso de Especialização em Mídias na Educação.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Lima, M. R. de, Mendes, D. S., & Lima, E. H. de M. (2020). Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66038

Edição

Seção

Demanda Contínua