O pensamento transdisciplinar como percepção do real e os desafios educacionais e planetários

Autores

  • Celso José Martinazzo Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS. Unijuí

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade. Consciência do real. Civilização planetária.

Resumo

Neste texto, temos como objetivo refletir sobre o pensamento transdisciplinar e os possíveis desdobramentos do princípio epistemológico da transdisciplinaridade no enfrentamento dos desafios educacionais e planetários. O princípio epistemológico da transdisciplinaridade tem como pressuposto a compreensão da dinâmica da realidade e dos seus diferentes níveis pela via da complexidade biofísica e cultural do real. Por esta razão, entendemos que é pela via do princípio epistemometodológico da transdisciplinaridade que se pode pensar em uma educação que leve em conta a nossa condição humana com vistas a uma civilização planetária. O texto foi elaborado com base na metodologia de pesquisa interpretativa, com apoio em referências bibliográficas, tendo como fonte primária os pensadores que abordam e analisam essa temática.

Biografia do Autor

Celso José Martinazzo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS. Unijuí

Celso José Martinazzo

Professor titular na Unijuí/RS. Licenciado em Filosofia e Pedagogia e especialização em Orientação Educacional. Mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (UFRGS). Pós-doutorado, com bolsa da Capes, na Uminho/Portugal. Membro do Banco de Avaliadores do Sinaes/Inep. Atua no Departamento de Humanidades e Educação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. Integra o grupo de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação, com subprojeto: complexidade e educação escolar. Autor dos livros A utopia de Edgar Morin: da complexidade à concidadania planetária (2002) e Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia (2005). Autor de capítulos e organizador dos livros: Teoria da complexidade e educação: conexões e confluências (2007); Estágio de docência na graduação: o desafio da formação de professores (2008); Educação escolar e outras temáticas: ensaios do pensar complexo (2009); A complexidade e a pluralidade do conhecimento (2013); O Curso de Pedagogia da Unijuí e suas interfaces (2015); A educação escolar em um mundo complexo e multicultural (2016) e Complexidade e Educação em diálogo (2016), pela Editora Unijuí/Ijuí. Endereço: Unijuí - Campus Santa Rosa, RS 344, km. 39. Cep: 98.900-000, Santa Rosa/RS. Email: martinazzo@unijui.edu.br. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4786467654675694.

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Martinazzo, C. J. (2020). O pensamento transdisciplinar como percepção do real e os desafios educacionais e planetários. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66048

Edição

Seção

Demanda Contínua