O pensamento transdisciplinar como percepção do real e os desafios educacionais e planetários
Palavras-chave:
Transdisciplinaridade. Consciência do real. Civilização planetária.Resumo
Neste texto, temos como objetivo refletir sobre o pensamento transdisciplinar e os possíveis desdobramentos do princípio epistemológico da transdisciplinaridade no enfrentamento dos desafios educacionais e planetários. O princípio epistemológico da transdisciplinaridade tem como pressuposto a compreensão da dinâmica da realidade e dos seus diferentes níveis pela via da complexidade biofísica e cultural do real. Por esta razão, entendemos que é pela via do princípio epistemometodológico da transdisciplinaridade que se pode pensar em uma educação que leve em conta a nossa condição humana com vistas a uma civilização planetária. O texto foi elaborado com base na metodologia de pesquisa interpretativa, com apoio em referências bibliográficas, tendo como fonte primária os pensadores que abordam e analisam essa temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.