Perspectivas da Performance Docente à Luz das Tecnologias Digitais

Autores

Palavras-chave:

Performances. Tecnologias Digitais. Redes Sociais. Educação. Comunicação.

Resumo

A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência da tecnociência e do agir pedagógico online. Trata-se de aprofundar os debates hermenêuticos sobre as dimensões da performance docente com as transformações objetivas, subjetivas e sociais das redes sociais. Afinal, o que estamos performando em termos de ações pedagógicas, filosóficas e políticas na cultura digital? Os desafios de uma performance docente aliada à cultura digital revelam déficits acerca da recriação de conhecimentos e atuação performativa do professor na arena movediça das tecnologias. Tais provocações da atuação docente na cibercultura apontam para ambiguidades dos processos pedagógicos nos meios virtualizados, o que demanda um processo de reflexão que possa se expandir com potencial de conversação, potencial de visibilidade e contradições performativas. Uma visão crítica da pedagogia online com contrapontos e desdobramentos no exercício da imaginação e da produção de conhecimentos requer a ação docente para engajar-se às performances sociais, a partir de outras releituras e pesquisas.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/UNILASALLE/CNPq  e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Conte, E. (2020). Perspectivas da Performance Docente à Luz das Tecnologias Digitais. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62506

Edição

Seção

Demanda Contínua