Arranjos institucionais para a gestão da educação em territórios da Bahia: tensões entre o público e o privado

Autores

Resumo

O artigo apresenta os primeiros resultados de pesquisa que investiga uma nova forma de gestão dos sistemas educacionais a partir da promoção de arranjos institucionais de gestão territorial da educação por meio dos Consórcios Públicos (CP) e Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em parceria público-privada, frente às lacunas conceituais e operacionais do regime de colaboração e das formas de cooperação do federalismo brasileiro e diante do silenciamento do governo federal sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação. A partir da análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos no processo, o estudo busca investigar sob que ordenamentos jurídicos, concepções e interesses políticos tais arranjos se fundamentam, como eles vêm sendo disseminados no país, demonstrando as iniciativas em curso no estado da Bahia com os Consórcios Públicos sob a iniciativa governamental. Os resultados preliminares sinalizam o crescimento de parcerias públicoprivadas no âmbito dos preceitos da Nova Gestão Pública que sustentam a conformação dos arranjos, por meio de redes de governança corporativa da política educacional que apresentam resistência a pautas progressistas, com interesses na ruptura dos processos democráticos vislumbrando, na gestão da educação, por intermédio dos ADEs, uma estratégia de mercado para consolidação do alcance dos seus interesses lucrativos.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

da Silva Miranda, M., Couto Cunha, M., & da Silva Pereira, R. (2020). Arranjos institucionais para a gestão da educação em territórios da Bahia: tensões entre o público e o privado. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/70085

Edição

Seção

Dossiê - Novas e velhas formas de regulação da gestão dos sistemas educacionais