Apresentação – Diálogos sobre distintas formas de privatização: caminhadas de pesquisa sobre o tema

Autores

Resumo

O texto apresenta conceitos que fundamentam as pesquisas desenvolvidas pelas autoras e organizadoras do dossiê, ambas integrantes de grupos de pesquisa interinstitucionais dedicados ao estudo dos processos de privatização no campo educacional. Os conceitos de privatização, democratização e a relação entre os processos de privatização e os movimentos que ocorrem nas redefinições do papel do Estado no período particular do capitalismo em que acontecem os estudos constituem o núcleo central do texto. E, ainda, as categorizações que os grupos foram desenvolvendo conforme analisavam os distintos processos de privatização do público no Brasil. Os percursos de pesquisa das organizadoras em seus respectivos grupos, processo por meio do qual os conceitos em destaque foram sendo construídos e apropriados por todos os pesquisadores de ambos os coletivos, também são brevemente anunciados, uma vez que a trajetória justifica a organização do dossiê, orientado pela afirmação da necessidade de aprofundamento nas interlocuções entre pesquisadores da América Latina, região marcada por intensas e históricas lutas pela constituição de Estados Democráticos, mas também por retrocessos e avanços do capital sobre o bem público. Encerrase o texto com uma breve apresentação dos artigos que compõem o dossiê.

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Maria Vidal Peroni, V., & Garcia, T. (2020). Apresentação – Diálogos sobre distintas formas de privatização: caminhadas de pesquisa sobre o tema. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77598

Edição

Seção

Dossiê - Processos de privatização da Educação em países latino-americanos