Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física

Autores

Palavras-chave:

Manuais escolares, Ensino médio, Pesquisa qualitativa, Ensino de Física

Resumo

Há uma lacuna entre os estudos científicos brasileiros sobre materiais didáticos no que se refere a investigações de larga escala sobre o uso desses materiais em sala de aula e das preferências e opiniões de alunos e professores acerca deles. Por isso, o objetivo deste trabalho é identificar o interesse de estudantes brasileiros de Ensino Médio sobre 23 itens do livro de Física, bem como cotejar o resultado com pesquisas similares. Um questionário foi aplicado a 374 estudantes das cinco regiões brasileiras com possibilidade de comparação das respostas de acordo com os estratos da pesquisa, tais como sexo e idade do respondente. Exercícios de vestibular, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o funcionamento de produtos tecnológicos são os quesitos mais valorizados pelos discentes. Biografias, atividades em grupo e o contexto histórico em que se deram os desenvolvimentos científicos são os menos interessantes. Não houve diferenças frequentes entre os estratos pesquisados, mostrando certa homogeneidade sobre as preferências acerca do livro didático em todo o território nacional. Tais resultados têm potencial interesse também para docentes de Física, autores e editores de materiais didáticos, que podem focar seus trabalhos em temas mais adequados aos estudantes.

Biografia do Autor

Alysson Ramos Artuso, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Métodos Numéricos, Mestre em Educação e Licenciado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Líder do grupo de pesquisa “Materiais didáticos de Ciências da Natureza em perspectiva” e pesquisador do “Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Física”. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – IFPR Curitiba) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – IFPR Paranaguá). Professor do Instituto Federal do Paraná – campus Colombo.

Downloads

Publicado

2020-10-25

Como Citar

Artuso, A. R. (2020). Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71040

Edição

Seção

Demanda Contínua